O segredo do grão leva prêmio Fipresci - Brasil - iG" /

Francês O segredo do grão leva prêmio Fipresci

Berlim, 25 nov (EFE).- O filme O segredo do grão, do franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, receberá o prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (Fipresci, em francês), na entrega do Prêmio Europeu de Cinema, que será realizada no dia 6 de dezembro, em Copenhague.

EFE |

A Academia do Cinema Europeu anunciou hoje o vencedor deste prêmio, com o qual é reconhecido "o talento do cinema independente".

O filme de Kechiche conta a história de uma família de imigrantes tunisianos na França, cujo pai perde o emprego em um estaleiro e, para garantir o sustento de todos, abre um restaurante.

Este ano, "O segredo do grão" foi premiado com vários "César", o mais importante da cinematografia francesa.

O Prêmio Europeu de Cinema será entregue este ano em Copenhague, de acordo com a tradição rotatória da cerimônia, que em edições anteriores passou por Paris, Barcelona e Varsóvia, além de Berlim, onde fica a sede da Academia de Cinema.

Entre os indicados ao prêmio de melhor filme de 2008 estão o espanhol "O Orfanato", de Juan Antonio Bayona, além dos italianos "Gomorra", de Matteo Garrone, e "Il Divo", de Paolo Sorrentino, que conquistou o Prêmio do Júri na competição oficial do Festival de Cinema de Cannes, na França.

A Academia de Cinema concederá ainda prêmios especiais em homenagem à atriz britânica Judi Dench e aos fundadores do movimento cinematográfico Dogma, os dinamarqueses Lars von Trier, Soren Kragh-Jacobsen, Kristian Levring e Thomas Vinterberg.

O Prêmio Europeu de Cinema foi criado há mais de 20 anos por um grupo de cineastas, entre eles o alemão Wim Wenders e o sueco Ingmar Bergman, como alternativa aos prêmios Oscar de Hollywood, e em um primeiro momento foi batizado "Felix", para depois passar à atual denominação. EFE gc/ev/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG