O jornal francês Le Monde escolheu o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva como o homem do ano em 2009. Em sua edição de hoje, o Le Monde elogia o presidente brasileiro por conceder uma nova imagem à América Latina.

O diário afirmou também que Lula criou uma nação dinâmica e democrática, que luta contra a pobreza e promove o crescimento econômico. O Brasil e a França têm estreitado seus laços, assim como seus presidentes.

No último dia 11, o jornal espanhol "El País" colocou Lula na lista dos "100 do Ano". Na ocasião, o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, escreveu um texto bastante elogioso sobre o presidente brasileiro. No perfil elaborado por ele, Zapatero demonstra sua "profunda admiração" por Lula. Intitulado "O homem que assombra o mundo", o texto lembra a origem humilde do presidente e sua passagem pelo sindicalismo.

Zapatero citou a luta de Lula para combater a fome, enquanto ao mesmo tempo fez com que aumentasse a confiança internacional no País. O primeiro-ministro espanhol descreve ainda o presidente brasileiro como "honesto, íntegro, voluntarioso e admirável", convertido em "referência" para os líderes latino-americanos. "Não me estranha que esse homem assombre o mundo", afirmou.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.