França homenageia Claude Lévi-Strauss em seu centenário de nascimento

A França programou uma série de homenagens a Claude Lévi-Strauss por ocasião do centenário do antropólogo, que transcorre neste 28 de novembro, data de seu nascimento, passando por uma exposição na Biblioteca Nacional à publicação ou reedição de vários livros.

AFP |

Com o título "Claude Lévi-Strauss faz 100 anos", o museu parisiense dedicado às artes e civilizações da América, África, Ásia e Oceania, o Museu de Quai Branly, consagra um dia excepcional ao pai do estruturalismo. Uma programação especial à qual o público tem acesso gratuito.

Quase 100 intelectuais - escritores, filósofos, antropólogos e lingüistas - lerão textos de Lévi-Strauss nas salas onde estão expostas coleções permanentes, incluindo Erik Orsenna, Bernard-Henri Lévy, Claude Lanzmann e Julia Kristeva.

A exposição de fotografias do Fundo Claude Lévi-Strauss do museu e exibições de documentários também estão no programa.

Uma placa comemorativa está sendo inaugurada diante do teatro que leva o nome do antropólogo no museu.

A Biblioteca Nacional da França (BNF) presta tributo a Lévi-Strauss até 29 novembro, com uma apresentação de seus manuscritos, o que permitirá a descoberta de "documentos excepcionais" do Fundo Claude Lévi-Strauss da BNF: o manuscrito de "Tristes Trópicos", cadernos de trabalho de campo, croquis, entre outros.

Paralelamente, o mês do filme documentário da BNF (até 6 de dezembro) tem como tema este ano o trabalho etnológico.

Muitos livros sobre a obra de Claude Lévi-Strauss são editados ou reeditados para a ocasião.

Diversas editoras reeditam também os livros do antropólogo ("Estruturas Elementares do Parentesco", "De Perto e de Longe", "Saudades do Brasil"). Os dois primeiros volumes de suas obras completas na célebre coleção 'La Pléiade de Gallimard' foram publicados em abril.

Canais de televisão também organizaram programações especiais sobre Lévi-Strauss. A emissora cultural Arte exibirá documentários, filmes e entrevistas sobre a obra do antropólogo.

O canal France 5 apresenta um documentário inédito, "Claude Lévi-Strauss, Auprès de l'Amazonie" ("Claude Lévi-Strauss, ao lado da Amazônia"), de Marcelo Fortaleza Flores.

dch.mc/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG