BRASÍLIA - O Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, inaugurou nesta quinta-feira (24), a maquete tátil do Congresso Nacional. O evento contou com a presença de instituições apoiadoras do paradesporto nacional, como a Caixa Econômica Federal e o Comitê Paraolímpico Brasileiro, e de atletas de ponta, como André Brasil (natação), Antônio Tenório (judô), Antônio Delfino, Tito Sena e Shirlene Coelho (atletismo).

Agência Câmara
Portadores de deficiência visual conhecendo a maquete tátil

A iniciativa é do Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados e a maquete será incorporada às atividades de visitação pública. O objetivo dessa ação é proporcionar aos visitantes com deficiência visual a compreensão e a percepção, por meio do tato, do conjunto arquitetônico de Niemeyer, símbolo da capital do País e obra prima da arquitetura mundial.

Agência Câmara
A maquete será incorporada às atividades de visitação pública do Congresso

Resistente ao manuseio, foi confeccionada em resina, materiais plásticos e aço inoxidável. A escolha dos materiais foi definida pelas particularidades de textura e temperatura e permite, à pessoa com deficiência visual, distinguir as superfícies dos edifícios, as esquadrias, as áreas cobertas por grama, as áreas pavimentadas e os espelhos dágua. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.