O americano Anthony Suau ganhou o World Press Photo 2008 com uma foto sobre a crise dos subprimes nos Estados Unidos, anunciaram nesta sexta-feira em Amsterdã os organizadores do concurso de fotojornalismo, no qual a AFP recebeu três prêmios.

A imagem de Anthony Suau, em preto e branco, foi tirada em março de 2008 e publicada na revista americana Time. Nela se vê um policial apontando seu revólver contra a porta de uma casa para se assegurar que ela está vazia, em meio aos objetos deixados pela família que sofreu despejo por não poder pagar a hipoteca do imóvel.

"A força desta foto está nos contrastes. Parece uma foto de guerra, mas se trta apenas de um despejo de uma casa", afirmou a presidente do júri, MaryAnne Golon.

Anthony Suau receberá o prêmio acompanhado de 10.000 euros.

O argentino Walter Astrada, da AFP, levou o primeiro prêmio na categoria Imagens de Notícias com uma reportagem sobre a onda de violência pós-eleitoral no Quênia, em março de 2008.

O francês Olivier Laban Mattei, também da AFP, levou o terceiro na categoria Informação Geral por uma foto sobre os danos causados pelo ciclone que atingiu Mianmar em maio de 2008.

E o japonês Chiba Yasuyoshi (AFP) venceu na categoria People, com uma imagem de março de 2008 no Quênia, na qual duas tribos lutam armadas com arco e flechas.

mlm/cn

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.