Fórum do Corredor Centro-Norte será lançado amanhã

Representantes de sete estados brasileiros implantam, amanhã, o Fórum Permanente do Corredor Centro-Norte, que objetiva ser um instrumento de atração de políticas públicas de desenvolvimento econômico para os estados do Maranhão, Pará, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí. O evento acontecerá, no Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão, em São Luís e será coordenado pelo governador do estado, Jackson Lago (PDT).

Agência Estado |

Estão confirmadas as presenças dos governadores do Pará, Ana Júlia Carepa (PT); do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) e do Piauí, Wellington Dias (PT). Também estarão presentes os vice-governadores de Goiás, Ademir de Oliveira Menezes (PR); de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB); e de Tocantins, Paulo Sidnei (PPS). O secretário Especial de Portos, Pedro Britto e o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger também confirmaram presença para a reunião de instituição do Fórum.

A instalação do Fórum Permanente dos Governadores do Corredor Centro-Norte será oficializada com a assinatura de um protocolo de intenções entre os estados, que representam 43% do território nacional. Serão discutidos, entre outros assuntos, a produção de alimentos, de bioenergia, de minérios e a instituição de um eixo logístico integrado por esses estados.

O Fórum, que vai vigorar até 31 de dezembro de 2010, deverá promover a articulação entre ministérios e governos estaduais a fim de acelerar a execução de projetos incluídos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, vai acompanhar, avaliar e propor sugestões à implantação do Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), com destaque para o Vetor de Logística Centro-Norte.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG