Fórum discute importância da imprensa na democracia

A importância da imprensa para o aperfeiçoamento de uma sociedade democrática foi o tema reservado ontem para o encerramento do 21º Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Sob o título A Imprensa/TV/Rádio (Mídia) e a Sociedade Ativa e Moderna, o painel contou com a participação de representantes de alguns dos principais veículos de comunicação do País.

Agência Estado |

Entre os desafios levantados, estava a manutenção da oferta de informação de qualidade diante do surgimento das novas mídias.

O diretor de Conteúdo do Grupo Estado , Ricardo Gandour, disse estar convencido de que é imprescindível para a sociedade a manutenção dos valores tradicionais do jornalismo. “Essa atividade sempre se pautou por perguntar o que não quer ser dito, revelar o que está oculto e ser um instrumento de fomentar o antagonismo e incomodar”, disse. Nesse sentido, pediu “um marco regulatório claro que proteja a imprensa e a sociedade”.

O redator-chefe da "revista Exame", André Lahoz, citou pesquisa que detectou a deterioração da qualidade política local com o fim do único jornal da cidade de Cincinnati, nos Estados Unidos. Embora o veículo não tivesse tiragem muito expressiva, observou-se nas eleições locais seguintes o aumento da vantagem dos que tentavam a reeleição, além da diminuição do número de candidatos e dos que compareceram para votar, já que naquele país o voto não é obrigatório.

Também participaram do evento a editora executiva da "Folha de S. Paulo", Eleonora de Lucena, e o editor de Opinião de "O Globo", Aluízio Maranhão. Houve ainda apresentações específicas do diretor executivo da Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, do diretor do Observatório da Imprensa, Alberto Dines, e do diretor-presidente do Centro de Liderança Política, Luiz Felipe D’Ávila. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG