Forró Caju promete receber um público de 150 mil pessoas por noite

A festa acontece desde 1993, mas ganhou expressão nacional apenas em 2001, quando se consolidou como um dos maiores eventos juninos de Sergipe e do Brasil

Da redação |

ARACAJU - Com a expectativa de atrair um público 150 mil pessoas por noite, acontece hoje, sexta-feira, a abertura do Forró Caju 2009, evento que marca o início dos festejos juninos em Aracaju, capital de Sergipe. A abertura contará com a apresentação de uma orquestra sanfônica, além da conhecida banda Aviões do Forró.

A festa acontece desde 1993, mas ganhou expressão nacional apenas em 2001, quando se consolidou como um dos maiores eventos juninos de Sergipe e do Brasil. No início o arraial era armado na praça Fausto Cardoso, símbolo dos grandes acontecimentos políticos e sociais da capital sergipana, e a primeira grande atração foi a cantora Elba Ramalho.

Já o formato atual de megaevento, com estrutura de ponta, praça de alimentação, camarotes, mini-hospital e programação diversificada é realizado na praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais da cidade, onde são vendidos artesanato, roupas, comidas e bebidas típicas.



Com o slogan Chamego que mexe com a gente', o Forró Caju 2009 vai privilegiar os artistas sergipanos. Das 67 atrações, 50 - quase 80% do total - são cantores e músicos locais. Ao lado deles, não vão faltar nesta edição nomes consagrados nacionalmente que, no mês de junho, transformam a capital dos sergipanos num dos maiores arraiais do país.

Artistas de porte de Alceu Valença, Zé Ramalho, Dominguinhos, Adelmário Coelho, Flávio José, Elba Ramalho e as bandas de maior sucesso no momento, a exemplo do Forró Calcinha Preta, Calypso, Cavaleiros do Forró e Mastruz com Leite estão incluídos na programação.

Dentro do calendário junino da cidade se destacam ainda passeios e eventos culturais como a Marinete do Forró, um ônibus estilo jardineira decorado com a temática junina e animado por sanfoneiro e trio pé-de-serra. Com o apoio de guias turísticos, aracajuanos e visitantes têm a oportunidade de conhecer os locais mais famosos da terra dos cajus.

Arraiá do povo
Outra alternativa para curtir o São João de Aracaju está no Arraiá do Povo, uma estrutura montada na Orla de Atalaia para enaltecer as mais belas manifestações artísticas e culturais do estado de Sergipe. 
Passarão por lá grupos folclóricas, trios pé-de-serra, quadrilhas e até professores de dança para ensinar o autêntico forró aos turistas e demais interessados em aprender o ritmo mais popular do Nordeste.

O Forró Caju 2009 acontece durante oito noites até a véspera de São Pedro, no dia 28. A programação completa, além de outras informações, podem ser encontradas no endereço www.forrocaju2009.com.br .

*Colaboração Bruno Antunes

    Leia tudo sobre: festas juninas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG