Fornecimento de energia é restabelecido na zona sul do Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO ¿ Quase 24 horas depois, o fornecimento de energia elétrica nos bairros de Ipanema, Leblon e Lagoa, área nobre da zona sul do Rio de Janeiro, foi restabelecido na tarde desta terça-feira. De acordo com a concessionária Light, o restabelecimento aconteceu às 14h40.

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro |

Pelo menos 12 mil moradores foram afetados pelo apagão, que teve início às 15h30 de segunda-feira, conforme antecipado pelo colunista do iG , Guilherme Barros . Devido à falta de luz, o fim de tarde foi de lojas vazias e de transtorno para quem tentava voltar para casa e encontrou elevadores desativados.

Por volta das 23h50, o fornecimento foi restabelecido, mas, às 2h52, faltou luz novamente. Segundo a Light, o sistema de distribuição de energia foi desligado para que fosse feito um reparo na rede subterrânea de cabos que alimenta a região.

AP

Loja às escuras durante apagão em área nobre da zona sul do Rio

É importante frisar que este tipo de trabalho é delicado e exige muito cuidado e empenho, afirmou em nota a concessionária. Segundo a empresa, 45 equipes de emergência ¿ um número quatro maior que o efetivo normal ¿ trabalharam para realizar o reparo e restabelecer a energia.

Na manhã desta terça-feira, o fornecimento elétrico chegou a ser parcialmente restabelecido no Leblon, sendo recebido com palmas e aplausos pelos moradores da região. A felicidade, no entanto, foi passageira. Cerca de dez minutos depois, a luz voltou a cair.

Os cortes de energia se tornaram constantes na cidade desde o início da primavera, quando a temperatura no Rio de Janeiro subiu, com termômetros beirando os 40ºC. De acordo com a Light, o consumo está 10% maior que no ano passado.

Estamos passando pelo período mais quente dos últimos quatro anos. A população do Rio de Janeiro está consumindo mais energia e as vendas de equipamentos de ar condicionados subiram acima da média, informou em nota a concessionária.

Trânsito

Os semáforos dos bairros de Ipanema, Leblon e Lagoa que estavam apagados devido à interrupção do fornecimento de energia estão voltando a funcionar em sua normalidade, segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio).

De acordo com a companhia, alguns sinais apresentam falta de sincronia, problema que o sistema poderá corrigir em cerca de 20 minutos. Agentes de trânsito e da Guarda Municipal permanecem nos locais orientando os motoristas.

*com informações das agências Estado e Reuters

Assista ao vídeo sobre o apagão no Rio:

Leia mais sobre: energia

    Leia tudo sobre: apagãoblecauteenergiaenergia elétrica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG