Força Nacional de Segurança ficará mais um mês no Entorno do Distrito Federal

BRASÍLIA - A Força Nacional de Segurança vai ficar mais um mês em atividade no Entorno do Distrito Federal. O acordo será assinado nesta sexta-feira, em Goiânia, às 14h30, quando será anunciada também a criação do Batalhão Especial de Pronto Emprego (Bepe), para atuar de imediato em situações de risco.

Agência Brasil |

A Força Nacional de Segurança Pública está no Entorno do Distrito Federal há nove meses. Durante esse período, a tropa de cerca de 140 homens realizou operações de combate ao tráfico de drogas, porte ilegal de armas e assassinatos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, o trabalho reduziu em 25% o número de ocorrências criminais nas quatro cidades em a Força Nacional atua: Luziânia, Valparaíso, Novo Gama e Cidade Ocidental.

Morador do Bairro Céu Azul em Valparaíso, Adriano Fernandes Lacerda diz que a presença da tropa trouxe mais segurança para a população. A Força Nacional veio pra somar, está sendo mais um efetivo na rua. Se você tirar esse efetivo, com certeza a criminalidade vai aumentar, porque você vai tirar de repente um grupo de policiais que estavam fazendo um trabalho junto com os policiais que já atuavam no local.

No final de agosto, o grupo será substituído pelo Bepe, tropa criada pelo Ministério da Justiça. O investimento é de R$ 27 milhões. O novo batalhão terá sede em Luziânia e tem o objetivo de treinar policiais militares e  bombeiros para atuarem em momentos de crise em diversos pontos do país.

Nós construímos um batalhão que pode ajudar o Entorno, mas pode ajudar o resto do Brasil. Nós aprimoramos a formação tecnológica e humanística desses homens e nós disseminamos teoria e disseminamos equipamento pelo Brasil, afirma o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

Para reforçar o combate à criminalidade, o governo de Goiás prevê a realização de concurso público para contratar 600 policiais civis. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, o edital deve ser publicado em 30 dias. O concurso será realizado pela Universidade Estadual de Goiás e todas as vagas são para o interior do estado.

Leia mais sobre:  Força Nacional de Segurança

    Leia tudo sobre: distrito federal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG