Roses pode ser acessado na Internet - Brasil - iG" /

Fora das lojas chinesas, novo Guns N Roses pode ser acessado na Internet

PEQUIM ¿ Produzido desde 1994, anunciado desde 2001, e finalmente lançado este ano, o novo disco do Guns n Roses, Chinese Democracy, cujo tema principal contém duras críticas à ditadura comunista chinesa, ainda não está disponível nas lojas da China, mas pode ser escutado sem censura nenhuma pela Internet.

EFE |

A livraria "Xinhua" de Pequim, principal loja de livros e discos da capital chinesa, não dispõe, por enquanto, de cópias do álbum, cujo lançamento mundial foi ontem, mas tinha outros trabalhos anteriores do grupo californiano, que não fazia um disco de canções inéditas desde 1991 ¿ em 1993, saiu um álbum de covers.

"É possível que o disco não consiga os direitos autorais de propriedade intelectual na China", comentava um funcionário da loja, que sabia, no entanto, que o último disco da banda faz referência à China.

Apesar disso, a página da banda no site MySpace, onde desde semana passada é possível escutar as músicas de "Chinese Democracy", é acessado sem problemas da China, assim como o site oficial do grupo e os vídeos musicais de portais como YouTube.

A gravadora dos Guns'n'Roses, Geffen Records, adiantou na semana passada que seria pouco provável que o disco possa ser distribuído na China, por seu conteúdo crítico contra Pequim.

Na música-título ¿ tocada pela primeira vez ao vivo no Rock in Rio 3, em 2001 ¿, Axl Rose, vocalista e único componente da formação original, cita sutilmente a organização religiosa budista Falun Gong, da qual é firme defensor e que foi ilegalizada pelas autoridades chinesas em 1999. "Vocês não podem continuar agora", diz a letra.

Ela ainda contém outras claras alusões desafiantes à ditadura comunista, como um verso que diz "inclusive com punho de ferro / tudo o que têm é o Governo da nação / mas eu tenho o tempo precioso".

Leia mais sobre: Guns n' Roses

    Leia tudo sobre: música

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG