tudo para impedir CPI só no Senado - Brasil - iG" /

Fontana: base fará tudo para impedir CPI só no Senado

A base aliada do Planalto vai fazer de tudo, nas palavras do líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), para evitar a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exclusiva no Senado destinada a investigar irregularidades nos cartões corporativos. É jogar dinheiro na lata do lixo, isso virou uma brincadeira, disse Fontana, certo de que a CPI Mista dos Cartões Corporativos pode cumprir seu papel e não é necessário a criação de outra.

Agência Estado |

A oposição no Senado, por sua vez, cobra o compromisso do presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), de fazer hoje a leitura do requerimento de criação da nova CPI. A leitura não significa, contudo, instalação da CPI. Só depois de feita a leitura do requerimento os líderes partidários indicam seus representantes na comissão. Se a base aliada não escolher seus nomes, o senador Garibaldi Alves tem a prerrogativa de fazer as indicações. Após a composição, a CPI é instalada, e são escolhidos o presidente e o relator.

Os líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), são contrários à nova CPI e vão externar suas posições em almoço oferecido aos líderes partidários por Garibaldi na residência oficial do Senado. Para Ideli, a oposição deseja com a CPI exclusiva antecipar a disputa eleitoral.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG