Fonoaudióloga cria método que ajuda a amenizar rugas do rosto

Atenuar rugas, pés-de-galinha e marcas de expressão sem cremes nem fórmulas mágicas e ainda conquistar um rosto mais jovem, sem dor, agulhas ou toxinas. Como? Fazendo sessões de fonoaudiologia estética.

Agência Estado |

"Não é milagre. O método suaviza as marcas que já existem e rejuvenesce o aspecto geral do rosto", explica a fonoaudióloga Magda Zorzella Franco, criadora do Método MZ de Fono&Estética, que está completando dez anos. "Fui ‘presenteada’ com a resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), que legaliza a área, abrindo ainda mais o campo de trabalho", comemora.

"O que percebi nesses dez anos de atendimento clínico com a Fono&Estética é que, além de estar com o rosto rejuvenescido, as pacientes ganham em qualidade de vida ao trabalhar com funções tão importantes como a mastigação, a deglutição, a respiração e a articulação. Com isso, revitalizam e fortalecem língua, lábios, bochechas, o sistema estomatognático e o digestório por completo, o que gera bem-estar", conta.

Muitas, segundo Magda, recuperam a auto-estima e passam a enfrentar outros desafios. "Uma senhora de 68 anos passou até a se interessar por computador e por fazer teatro depois do tratamento", lembra. Segundo ela, é preciso reaprender a falar, comer, engolir e se expressar para não ‘craquelar’ a face. "O trabalho é fonoaudiológico, estéticos são os resultados", explica.

"Todas as caretas que a gente faz ao falar, mastigar ou engolir ficam registradas. Repetidas por anos, elas acabam vincando a pele", explica a fonoaudióloga, que atenua as marcas com movimentos que alongam as fibras musculares. "A idéia não é tirar a mímica do rosto, mas sim suavizar as expressões. É preciso aprender a usar as mãos, o corpo, e a reequilibrar as funções", diz Magda.

Tratamento

Para se submeter ao tratamento, inicialmente é realizada uma avaliação fonoaudiológica miofuncional, que irá verificar como está a articulação, a respiração, a deglutição e a mastigação. Depois vem a orientação, fase na qual a profissional reeduca a paciente a não concentrar tudo o que ela quer dizer nos músculos da face.

A terapia consiste em dez encontros, nos quais são feitas fichas de orientação - que serão levadas pela paciente para que ela pratique em casa as técnicas. Leva um tempo decorar os movimentos, mas a possibilidade de prevenir e manter a aparência está dada. Além de cursos para profissionais, Magda dá palestras para interessados no tratamento.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG