Focos de incêndios aumentam 85% em 2010 no Brasil

Entre 1º de janeiro e 12 de agosto foram registrados quase 26 mil incêndios pelo País

EFE |

Os focos de incêndios no Brasil aumentaram 85% no ano, em comparação com o mesmo período de 2009, segundo um relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgado neste sábado.

Entre 1º de janeiro e 12 de agosto deste ano aconteceram no país 25.999 incêndios naturais e provocados, número superior em 85% ao registrado no mesmo período de 2009, quando houve uma redução de 20,9% no comparativo com 2008.

O Estado com mais casos foi Mato Grosso, onde surgiram 6.693 focos de incêndio. A seca consequente do calor e os incêndios provocados para limpar campos agrícolas se somam aos acidentais e premeditados.

'Situação de emergência'

Neste sábado, o município de Marcelândia, a 710 km ao norte de Cuiabá (MT) declarou situação de emergência por conta de um incêndio que destruiu cerca de cem casas e ao menos 17 serrarias na cidade. Outras 12 foram parcialmente destruídas.

O fogo começou na quarta-feira em um lixão onde são depositados resíduos de madeira e se alastrou nas áreas rurais até chegar à cidade. De acordo com a Prefeitura, pelo menos 80% da área industrial, composta principalmente por serrarias e marcenarias, base da economia do município, foi atingida.

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: incêndiosfogoqueimadasinpe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG