Florianópolis decreta estado de emergência

Ressaca danifica casas na capital catarinense. Outras 25 cidades já decretaram estado de emergência no Estado

iG São Paulo |

A cidade de Florianópolis decretou estado de emergência nesta segunda-feira. Segundo a Defesa Civil do Estado, uma forte ressaca danificou cinco casas na Praia da Armação, na zona sul da ilha, e deixou 21 pessoas desalojadas.

O número de cidades em estado de emergência por causa das chuvas em Santa Catarina subiu para 26. São elas: Anitápolis, Araranguá, Armazém, Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva, Braço do Norte, Bom Jardim da Serra, Criciúma, Forquilhinha, Garopaba, Grão Pará, Jacinto Machado, Lauro Muller, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Orleans, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Martinho e Siderópolis, Timbé do Sul, Turvo, Treze de Maio. No total, 42 municípios foram atingidos pelas chuvas em Santa Catarina, conforme a Defesa Civil.

Pelo menos 257.968 pessoas foram afetadas, sendo que 415 estão desabrigadas - aquelas que perderam tudo e precisam de abrigos públicos - e outras 3.712 desalojadas - aquelas que podem contar com a ajuda de vizinhos e familiares.

Previsão do tempo

Os moradores de Santa Catarina devem continuar em alerta nesta terça-feira. Por causa de uma frente fria, fortes chuvas voltam a atingir região Sul do País, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), a chuva será intensa com acumulados de 80 a 100mm em média, com temporais, descarga elétrica, rajadas fortes de vento, trazendo a possibilidade de novos alagamentos. A partir de quarta-feira, o tempo fica mais estável com presença de sol no oeste de Santa Catarina. Do Planalto ao Litoral permanece com variação de nuvens e chuva devido à circulação marítima , com os ventos que trazem mais umidade do mar.

*Com Informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: chuvasanta catarinaressacaflorianópolis

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG