Flores muito além do jardim

Flores muito além do jardim Por Equipe AE São Paulo, 25 (AE) - Elas perfumam a casa, colorem ambientes, combatem emoções negativas, enfeitam receitas - e além de tudo isso ainda são light. No vaso da sala, nos frascos homeopáticos, nas massagens ou no prato de comida as flores se valem da Primavera para mostrar sua exuberância plural.

Agência Estado |

"Elas têm uma carga de energia vital muito elevada e podem ajudar a equilibrar nossa energia pessoal, principalmente durante a Primavera. É um período propício para mudanças e novas perspectivas, é a melhor época do ano para pensar nos projetos para 2009", garante a paisagista e designer de interiores Mon Liu.

Especialista em feng shui e cenógrafa, Mon garante que as flores são capazes de trocar energia com o ambiente. "Experimente colocar uma flor em um local onde acaba de ocorrer uma discussão séria. A planta murchará, mas o ambiente ficará limpo", garante. Para ela, uma das espécies mais poderosas é a rosa, popularmente associada ao romance. "Para pessoas que procuram um par, a dica é colocar um vaso com duas rosas de cores iguais à direita da cama. Apesar de ligada à paixão, em tom salmão a rosa também trabalha a auto-estima", ensina.

Entre os cardápios de florais - extratos líquidos de flores silvestres usados em várias terapias alternativas - há uma linha inteira feita à base de rosas. São os florais de Andreas Korte. "Rosas trabalham muito a questão afetiva. Em tom cor-de-rosa, essa flor remete ao amor incondicional, é indicada para quem precisa aprender a perdoar. Às vezes, trata-se de perdoar os próprios erros", sugere a terapeuta floral e taróloga Kelma Mazziero.

Apesar da popularidade dos florais de Bach no Brasil, nome usado para designar as 38 essências formuladas pelo médico inglês Edward Bach na década de 1930, muitos especialistas recomendam ao paciente que faça uso de espécies florais que lhe sejam familiares. "É interessante trabalharmos com energias conhecidas, de flores cultivadas no Brasil. Além da rosa, eu destaco entre as populares a flor de bananeira, que se relaciona com sabedoria interior, com o sentir-se seguro", diz Kelma.

Além de notórias propriedades estéticas, a rosa também tem atributos culinários. Rica em vitamina C, ela é tradicional na cozinha árabe e combina bem com sabores adocicados, sobretudo mouses e sobremesas. E mais: ao contrário desses quitutes, não engordam - uma porção de 100 gramas tem apenas 40 calorias, em média. "Essas flores comestíveis são diferentes das plantas de floricultura. Elas não levam agrotóxicos", avisa Annette Heuser, proprietária da horticultura Ervas Finas, que fornece flores para estabelecimentos prestigiados na capital paulista, tais como o restaurante Monte Líbano, a rede Leopoldo e o Jóquei Clube de São Paulo.

Ainda que a rosa seja uma das espécies mais prestigiadas da flora nacional, Annette aponta a colorida flor de capuzin entre as iguarias mais saborosas do jardim. "Ela tem um sabor picante. Também recomendo usar calêndula nas saladas que levam alface. A calêndula, assim como a rosa, pode durar uma semana na geladeira se conservada a 5ºC. Já a flor amor-perfeito, apesar de comestível, é sensível. Dura uns cinco dias", diz.

Sedutoras ao paladar, as flores também trabalham o tato. Com a chegada da Primavera, as clínicas de estética já oferecem tratamentos corporais à base de pétalas . Este é o caso do Instituto de Dermatologia Estética e Odontologia, em São Paulo, (11 3726-3911), que oferece a Flowers Massage, técnica que promove uma espécie de peeling natural. O Casa Corpo (11 3559-7418) tem um serviço similar. O pacote Spa Paixão, idealizado para casais, inclui uma hora de massagem com flores.

Boxe:

Mon Liu criou o paisagismo da novela ‘Chocolate com Pimenta’ (2003), da TV Globo, e ministra aulas de feng shui no Senac. Veja suas dicas de flores:

1. Kalanchoe - vendida até em mercados, atrai a prosperidade. Prefira em tons de amarelo
2. Violeta - estimula o autoconhecimento e a espiritualidade. Para o filho estudar mais, tenha a flor no banheiro dele
3. Begônia, hortênsia - são flores ligadas ao amor. Mantenha perto da porta de entrada
4. Margarida - por ter muitas pétalas, propicia os vínculos de amizade
5. Cravo - favorece o cumprimento de objetivos, sobretudo no trabalho

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG