Flip abre com homenagem a Manuel Bandeira

Rio de Janeiro, 1 jul (EFE).- A figura e obra do escritor Manuel Bandeira protagoniza hoje a abertura da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), por onde passarão até domingo nomes importantes nacionais e estrangeiros, como Chico Buarque, António Lobo Antunes e Guy Talese.

EFE |

Bandeira será o tema da conferência de abertura, a cargo do crítico Davi Arrigucci Jr., que dedicou diversos ensaios ao poeta.

Assim, o escritor será a principal figura brasileira homenageada durante esta edição do festival, que, em anos anteriores, foi dedicado a Vinícius de Moraes, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Jorge Amado, Nelson Rodrigues e Machado de Assis.

Depois da abertura, o papel de Manuel Bandeira e sua importância para as literatura brasileira atual será analisada em outros atos, como a mesa-redonda que acontecerá na próxima sexta-feira e que terá a participação de representantes da nova geração de poetas brasileiros.

Leitura de poemas, releitura de sua obra e exibição de curtas-metragens e documentários sobre Manuel Bandeira farão parte também da homenagem que a Flip prestará ao autor de "Libertinagem" (1930) e "Itinerário de Pasárgada" (1954).

Além disso, e coincidindo com a homenagem do festival ao escritor, serão publicados uma tradução de "Macbeth", de William Shakespeare, feita por Bandeira e os livros "Apresentação da Poesia Brasileira" e "Crônicas Inéditas 2", que reúnem a faceta do autor como crítico literário. EFE edv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG