Por Christine Kearney NOVA YORK (Reuters) - O primeiro contrato de gravação do mito do rock Jimi Hendrix, no valor de 1 dólar, e fitas eróticas de áudio e vídeo enviadas por Madonna a um antigo guarda-costas foram postos à venda nesta segunda-feira num leilão online.

Outros artistas e personalidades de destaque ligados aos mais de 450 itens oferecidos no leilão de arte pop e rock'n'roll no site www.gottahaverockandroll.com incluem John Lennon, Elvis Presley, Bob Dylan, Bruce Springsteen, Rolling Stones e Eminem. O leilão vai continuar até 5 de agosto.

O primeiro contrato de Jimi Hendrix do qual se tem notícia, no valor de US$1 e datado de 15 de outubro de 1965, pode ser arrematado por até 250 mil dólares, disseram os leiloeiros. Foi assinado por Hendrix e a produtora musical PPX Enterprises, de Nova York, prevendo que Hendrix tocasse e cantasse com exclusividade para ela pelo prazo de três anos.

O contrato -- no qual o primeiro nome de Hendrix está grafado "Jimmy" - lhe garantia 1 por cento das vendas de suas gravações no varejo.

Duas fitas cassete contendo 17 minutos de mensagens que Madonna deixou em 1992 e 1993 na secretária eletrônica de James Albright, um segurança que se tornou seu amante, estão previstas para ser arrematadas por entre 30 mil e 40 mil dólares.

Um vídeo caseiro íntimo enviado a Albright mostra Madonna num quarto de hotel com colegas de elenco. As imagens foram gravadas durante as filmagens de "Olhos de Serpente", de 1993. O vídeo está estimado em entre 12 mil e 14 mil dólares.

Também estão à venda cópias de cartas de amor enviadas por fax por Albright a Madonna entre 1992 e 1994, usando o codinome "Lola Montez".

A casa de leilões descreve o vídeo como "muito íntimo e pessoal", mas seus representantes disseram que não estão autorizados a revelar seu teor exato. As fitas de áudio e o vídeo serão vendidos sem direitos autorais, de modo que o comprador não poderá vendê-los para divulgação pública.

Outro artigo que será disputado é um boneco em tamanho natural do exterminador T-800 de Arnold Schwarzenegger usado em várias sequências de ação de "O Exterminador do Futuro - O Julgamento Final", com preço estimado em entre 150 mil e 200 mil dólares.

Estão à venda também a letra provisória original de Bob Dylan, escrita em 1962, de "A Hard Rain's a-Gonna Fall", casacos usados por Lennon e um figurino do rapper Eminem parodiando Michael Jackson em seu videoclipe de "Just Lose It".

O executivo-chefe da Gottahaveit.com, Peter Siegel, disse prever que o leilão renda preços altos, apesar dos tempos econômicos difíceis.

"A cultura pop é internacional", disse. "Ainda há muito dinheiro aí fora, e muitos desses objetos ainda são uma pechincha comparados com obras de arte de artistas desconhecidos que podem ficar famosos."

Alguns dos objetos podem ser vistos pessoalmente na loja Gotta Have It em Nova York. Os lances poderão ser feitos até 5 de agosto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.