LONDRES (Reuters) - O físico Stephen Hawking, autor de Uma Breve História do Tempo e que vive quase completamente paralisado por conta de uma doença degenerativa, foi internado no hospital em caráter de urgência, informou a Universidade de Cambridge nesta segunda-feira. Hawking, de 67 anos, foi levado de ambulância a um hospital local em Cambridge, onde ele é professor de matemática aplicada e de física teórica.

"O professor Hawking está muito doente e foi levado de ambulância ao Hospital Addenbrooke", informou a universidade.

Um porta-voz da universidade disse que o estado de saúde de Hawking era classificado como confortável e que ele passaria a noite no hospital.

Hawking, que só é capaz de falar através de um sintetizador de voz, está doente há algumas semanas, com seu estado de saúde se deteriorando desde que ele voltou de uma viagem aos Estados Unidos no fim de semana, disse uma fonte.

Ele já foi tratado de uma pneumonia e uma fonte disse que seu problema de saúde mais recente parece estar relacionado a uma infecção, apesar de ainda não ter sido feito nenhum diagnóstico.

O chefe do departamento de matemática aplicada de Cambridge expressou seu desejo de que Hawking se recupere.

"O professor Hawking é um colega notável", disse Peter Haynes. "Nós todos desejamos que ele esteja entre nós o mais breve possível."

(Reportagem de Luke Baker)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.