Fim de semana volta a registrar mais de 2 mil focos de queimadas

Agosto de 2010 já triplicou o número de casos registrados no ano anterior

iG São Paulo |

AE
Queimada atinge a região de São João da Boa Vista, no interior do Estado de São Paulo. Soldados do Corpo de Bombeiros estão no local para monitorar os focos de incêndio
O número de focos de incêndio voltou ficar acima de dois mil casos durante o final de semana, segundo dados do satélite referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o Instituto, no sábado foram registrados 2.010 focos de queimadas em todo o território nacional. Antes disso o maior resultado da semana havia sido na terça-feira, quando o satélite detectou 2.051 indícios de fogo pelo país.

A prolongação do clima seco e o avanço da fronteira agrícola fizeram o mês agosto de 2010 ter o triplo de queimadas detectadas, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Nos 29 dias do mês, foram identificados 26.425 focos de incêndio, resultado 268% superior quando comparado aos 7.177 casos registrados em 2009.

Até o momento já foram destinados mais de R$ 28 milhões pelo Governo Federal ao combate a incêndios, que acumulam 45.331 casos em 2010. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou uma série de Centros Integrados que têm trabalhado em conjunto aos Estados para evitar que o recorde histórico de 2007 (189 mil) seja superado.

    Leia tudo sobre: queimadasincêndiosfogorecorde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG