Fim de semana será de temperatura amena no centro-sul do Brasil

A 20 dias do início do verão, fluxos de ar polar chegam ao País e deixam a temperatura baixa para a época do ano

iG São Paulo |

Faltando menos de um mês para o início do verão, os fluxos de ar de origem polar estão chegando ao centro-sul do Brasil com mais força do que o normal, segundo a Climatempo. De acordo com a agência meteorológica, o frio atípico e acima do normal deste fim de semana em algumas regiões é consequência do fenômeno climático La Niña que está facilitando a liberação de fortes pulsos de ar frio polar em direção ao centro-sul da América do Sul.

Neste primeiro final de semana de dezembro, o ar frio polar deixa as noites e o começo da manhã frios no Sul e no Sudeste. No Nordeste, o fim de semana será de sol na maior parte da região. A nebulosidade e a chuva ficam concentradas na Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí.

A maior parte do Centro-Oeste continuará sentindo a influência do ar quente e úmido durante o fim de semana. Apenas, o Mato Grosso do Sul, segue com tempo firme.  No Norte, a umidade alta e as áreas de instabilidade que estão sobre a região favorecem o aumento de nuvens e as pancadas de chuva que por vezes podem ser frequentes e volumosas sobre o Amazonas, Acre, Roraima e Tocantins.

Confira abaixo como fica a previsão para o fim de semana:

Região Sul
Nesta sexta-feira o sol aparece na maior parte da região. Ainda de chuviscar no Vale do Itajaí, Curitiba e litoral do Paraná. A temperatura entra em elevação.  O sábado será de sol em toda a região com muitas nuvens sobre o leste de Santa Catarina e do Paraná. Não há previsão de chuva. No domingo, o sol aparece em toda a região, mas novas áreas de instabilidades se formam sobre o centro-norte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e sul do Paraná. Nestas áreas as pancadas de chuva ocorrem principalmente à tarde.

Região Sudeste
Nesta sexta-feira a frente fria deixa o tempo fechado no Vale do Paraíba, serra da Mantiqueira, zona da mata mineira e no Rio de Janeiro. Na capital e litoral paulista céu nublado com chuviscos. No sul e oeste do Estado de São Paulo, inclusive a região de Campinas, muitas nuvens períodos de sol sem previsão de chuva. No Espírito Santo, na maior parte de Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte muitas nuvens se espalham, ocorrem períodos de sol, mas chove forte a qualquer hora.

No sábado, a frente fria deixa o tempo fechado no Espírito Santo, Vale do Jequitinhonha e Rio Doce. Em Belo Horizonte e no norte do Rio de Janeiro ainda chove a qualquer hora intercalando períodos de sol. Na capital fluminense, Vale do Paraíba, serra da Mantiqueira e no litoral de São Paulo o céu fica nublado com chuviscos, principalmente de manhã. A tarde nestas áreas ocorrem períodos de sol. Na capital paulista, previsão de muitas nuvens períodos de sol sem chuva. A temperatura fica amena. No domingo a frente fria se afasta da região, mas ainda deixa instabilidades espalhadas sobre o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Nestas áreas ainda pode chover a qualquer hora. No sul de Minas, zona da mata, triângulo mineiro, o sol aparece as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva. Na capital fluminense, Grande São Paulo, capital e litoral, previsão de muitas nuvens, períodos de sol. Não chove. A temperatura continua amena.

Região Centro-Oeste
Nesta sexta-feira o sol aparece em toda a região e chove a qualquer hora em Brasília. Na maior parte do Mato Grosso do Sul o sol aparece e não chove. As demais áreas da região sol forte calor e pancadas de chuva a partir da tarde. O sábado será de sol no Mato Grosso do Sul. Sol, calor, aumento de nuvens e pancadas de chuva, no sul de Goiás e do Mato Grosso. As demais áreas do Centro-Oeste tempo instável e várias pancadas de chuva. No domingo o tempo não muda no Mato Grosso do Sul e sol predomina no Estado. Não chove. Sol e muita nebulosidade com previsão de pancadas de chuva a qualquer hora no Distrito Federal. As demais áreas sol, calor e previsão de pancadas de chuva.

Região Nordeste
Nesta sexta-feira, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora na maior parte da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão. Já na faixa que vai desde Sergipe até o litoral maranhense, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e o tempo fica seco. No Recôncavo Baiano e nas demais áreas do Nordeste, o sol também predomina, mas o céu fica sempre com alguma nebulosidade e há previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia.

No sábado, o tempo fica fechado no Planalto da Conquista e no sul da Bahia, devido à chegada de uma nova frente fria. Já na faixa entre Sergipe e o norte do Ceará, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e o tempo ainda fica seco. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece entre nebulosidade variável e ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia.

No domingo, o sol aparece entre muitas nuvens e ainda há risco de chuva forte a qualquer hora do dia no sul e no oeste da Bahia. Já na faixa que vai desde Sergipe até o norte do Maranhão, o sol brilha forte, poucas nuvens se formam e o ar fica seco. As demais áreas nordestinas têm um dia de sol, sempre com alguma nebulosidade, e pancadas rápidas de chuva no decorrer do dia.

Região Norte
Nesta sexta-feira, o sol aparece com força no Amapá, no nordeste do Pará e em Rondônia, mas o tempo ainda fica abafado, as nuvens aumentam e ocorrem pancadas rápidas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Norte, o tempo segue instável, com muita nebulosidade, alguns períodos de sol e chuva a qualquer hora do dia.

No sábado, o tempo fica instável em praticamente todas as localidades da Região Norte. O sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. No nordeste do Pará e no Amapá, o tempo segue bem mais aberto, com sol forte e bastante calor. Por causa do ar quente e úmido, a nebulosidade aumenta e são esperadas algumas pancadas de chuva a partir da tarde.

No domingo, o sol aparece com mais força no Amapá, no nordeste do Pará, em Rondônia e no extremo sul do Amazonas, mas o tempo segue abafado, as nuvens aumentam e ocorrem pancadas rápidas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Norte, o tempo ainda fica muito instável, com muita nebulosidade, alguns períodos de sol e chuva a qualquer hora do dia.

    Leia tudo sobre: temperaturaprevisão do tempofim de semana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG