Fim de semana será chuvoso em boa parte do País, diz previsão

Sul e Sudeste registrarão queda de temperaturas com chuvas moderadas. Norte e Nordeste, segundo Inmet, terão fortes trovoadas

iG São Paulo |

O Institudo Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um final de semana com céu nublado e com dias chuvosos em todo o País. Com a entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar, as temperaturas continuam caindo nas regiões Sudeste e Sul. Já no Norte e Nordeste, as temperaturas continuam estáveis e há também probabilidade de chuvas.

Na região Sul, nas proximidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, há probabilidade de chuva na madrugada de sábado (4) e no início da manhã. No mesmo dia, as temperaturas cairão em Santa Catarina com chance de neve fraca nas áreas altas do Planalto Sul.

No domingo (5), existe a possibilidade de pancadas de chuva no oeste do Paraná e norte do Rio Grande do Sul. As informações são do EPAGRI/CIRAM e Inmet, órgãos responsáveis pelas medições meteorológicas. Em Curitiba (PR), a máxima não deve ultrapassar os 17°C ao longo do fim de semana, assim como em Porto Alegre (RS). Em Florianópolis (SC), a temperatura cai no sábado e varia entre 17°C e 8°C.

Já na região Sudeste, o sábado será marcado por um céu encoberto a nublado com chuva fraca no leste de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Há também a probabilidade de chuva para as regiões leste e sudeste de Minas Gerais. O domingo promete ser frio na região da Serra da Mantiqueira. Há previsão de geada para a região, assim como no sul e sudeste de São Paulo.

Em São Paulo (SP), a temperatura máxima fica em 17°C, enquanto a mínima pode chegar a 8°C no domingo. No Rio de Janeiro (RJ), máxima de 24°C e mínima de 12°C. Em Belo Horizonte (MG), os termômetros variam entre 25°C e 12°C. Já em Vitória (ES), entre 30°C e 19°C.

No Centro-Oeste do País, a temperatura mínima será de 9°C e máxima de 34°C. O Estado do Mato Grosso sofrerá queda acentuada de temperatura. Além disso, ao contrário de toda região, o Mato Grosso receberá névoa úmida no sábado. Para o domingo, há períodos de céu claro no Mato Grosso do Sul.

Nas demais áreas, o sol aparece com poucas nuvens e divide espaço com névoa seca. Máxima de 27°C em Brasília (DF), 25°C em Campo Grande (MS) e até 30°C em Cuiabá (MT). Em Goiânia (GO), a temperatura pode atingir 28°C no sábado e domingo. 

Com um final de semana com temperaturas mais quentes, a região Norte não ficará de fora das chuvas e trovoadas. No sábado e domingo, a previsão projeta um céu encoberto com fortes chuvas em Roraima, Amapá e Amazonas. Há previsão de pancadas de chuva na região norte do Pará. Nas demais áreas, como Tocantins e Rondônia, haverá névoa seca. Máxima de 32°C em Manaus (AM), 31°C em Rio Branco (AC) e 33°C em Belém (PA).

Na região Nordeste do País, o cenário não será diferente. Choverá moderadamente com possibilidades de trovoadas duante todo o final de semana em Alagoas, Rio Grande do Norte, norte do Piauí e do Ceará, leste da Paraíba e Pernambuco, leste e sudeste da Bahia. Nas demais áreas, como centro e litoral de Sergipe, há pequena possibilidade de chuva. Em Salvador (BA), máxima de 28°C e mínima de 22°C. Já no Recife (PE), a máxima pode chegar a 30°C. Em São Luís (MA) e Teresina (PI), a temperatura pode chegar a 31°C e 33°C, respectivamente.

    Leia tudo sobre: climaprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG