SÃO PAULO ¿ A sexta-feira começou com o tempo abafado na capital paulista e a temperatura deve chegar aos 29ºC ao longo do dia. No fim de semana, os brasileiros podem comemorar, já que, exceto a região Sul, que é atingida por uma frente fria, as demais áreas do País devem ter sol forte.

No Sudeste, uma massa de ar quente e seco deixa o tempo firme no Espírito Santo, no centro-norte do Rio de Janeiro, em São Paulo e em grande parte de Minas Gerais. Em razão da temperatura elevada e do tempo abafado, a previsão é que ocorram pancadas de chuva a partir do meio da tarde.

De acordo com infomações do Climatempo, no domingo, o tempo continua firme no Espírito Santo, no Rio e em Minas. Em São Paulo, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva no sul, no centro-oeste e no leste do Estado.

Centro-Oeste

A sexta-feira é tempo abafado e possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora em Mato Grosso, no Distrito Federal, em Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul.

No final de semana, o sol aparece entre muitas nuvens e pode chover no Mato Grosso do Sul e no centro-noroeste, oeste e sudoeste de Mato Grosso. Nas demais áreas da região, o sol brilha forte, faz calor e ocorrem pancadas isoladas de chuva a partir do meio da tarde.

Nordeste

A sexta-feira promete sol forte para todas as áreas do Nordeste. Ocorrem pancadas rápidas e isoladas de chuva apenas no oeste e no sul do Maranhão e do Piauí.

Para o final de semana, a previsão também é de bastante calor em todos os Estados da região. Deve chover rapidamente no litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas, no Piauí e no centro-sul e oeste do Maranhão.

Norte

No Norte do Brasil, o sol aparece entre muitas nuvens e chove ao longo do dia no centro-sul de Rondônia, no sul do Pará e no sudoeste do Tocantins. Nas demais áreas do Norte, o sol brilha forte, mas o tempo abafado favorece o aumento de nuvens, que provocam pancadas de chuva à tarde e à noite.

No sábado e no domingo, a previsão também é de sol entre nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde no Acre, em Rondônia e no Amazonas.

Sul

Nexta sexta-feira, as as áreas de instabilidade associadas à proximidade de uma frente fria provocam pancadas de chuva a qualquer hora do dia no centro-oeste do Rio Grande do Sul.

No final de semana, a frente fria atinge a região com mais força e o tempo fica fechado, com chuva a qualquer hora no centro-sul, no oeste e no leste gaúcho, inclusive em Porto Alegre. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de chuva forte com rajadas de vento e trovoadas na capital gaúcha.

No domingo, o tempo também fica chuvoso no leste e no centro-oeste de Santa Catarina e no sul e no sudoeste do Paraná.

Leia mais sobre: previsão do tempo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.