Alerta para o Centro do País por conta da baixa umidade do ar

A baixa umidade do ar persiste no centro do País nesta sexta-feira, segundo a previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além do Centro -Oeste, a massa de ar seco predomina no sul da região amazônica, no sul do Maranhão, no Piauí, no oeste da Bahia e de Minas Gerais e no norte e no oeste do Estado de São Paulo.

Imagem mostra amanhecer nesta sexta-feira na região da Mooca, zona leste de São Paulo
AE
Imagem mostra amanhecer nesta sexta-feira na região da Mooca, zona leste de São Paulo

O fim de semana deve ter sol e névoa seca na região Centro-Oeste. Em Goiânia (GO) os termômetros podem variar entre 17ºC e 33ºC. Em Cuiabá, capital matogrossense, a temperatura pode chegar aos 36ºC.

Áreas de instabilidade devem provocar chuvas nas demais regiões brasileiras. No Sul, os dias ficam parcialmente nublados e pode chover no Paraná, Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. O frio segue em Curitiba (PR) e a mínima fica em 10ºC e a máxima em 17ºC. No sábado, em Porto Alegre (RS) a mínima pode chegar aos 9ºC e , no domingo, aos 12ºC. A máxima não ultrapassa os 18ºC.

O fim de semana deve ter sol na região Sudeste e há previsão apenas de chuva no leste do Estado de São Paulo e litoral do Rio de Janeiro. A sexta-feira começou com sol entre poucas nuvens e temperatura na casa dos 18ºC, conforme informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Ao longo do dia, os termômetros alcançam os 26ºC.

O sábado deve começar com garoa, mas o tempo volta a abrir durante a tarde e a temperatura máxima chega aos 23ºC, segundo o CGE. O domingo será de sol e temperatura em elevação. No Rio de Janeiro a previsão é de sol durante todo o final de semana e temperaturas entre 15ºC e 27ºC.

Para o Nordeste do País há possibilidade de chuvas em áreas isoladas do litoral do Piauí, norte do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Chuva fraca na capital baiana e termômetros entre 20ºC e 26ºC no fim de semana. Em Fortaleza (CE), máxima pode chegar aos 31ºC.

De acordo com o Inmet, o dia fica nublado em boa parte do Norte do País e pode chover no Amazonas, Nordeste e Oeste do Pará, Amapá e Roraima. Previsão de mínima de 23ºC e máxima de 33ºC em Manaus (AM).

*Com informações da Agência Estado

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.