Fim de semana do Natal terá tempo quente na maior parte do País

Sudeste tem risco de temporais e Sul enfrentará muito calor

iG São Paulo | 23/12/2010 07:00

Compartilhar:

Na maior parte do País, o fim de semana do Natal será com sol, calor, muitas nuvens e pancadas de chuva. O ar quente e úmido predomina em todo o País, com calor acima do normal no Rio Grande do Sul. Como a umidade alta, o calor e uma frente fria perto do litoral da região Sudeste, toda a região poderá ter fortes pancadas de chuva entre os dias 24 e 26 de dezembro, informa a previsão do tempo da Climatempo. Veja a previsão para a sua cidade.

Nos Estados do Centro-Oeste e do Norte, o Natal 2010 será com as características típicas do verão: dias muito abafados e úmidos, com muitas nuvens, períodos com sol e muitas pancadas de chuva e que podem ser fortes.

A maioria das áreas do Nordeste passa o Natal 2010 com muito sol e pouca chuva. Mas uma frente fria vai deixar o tempo mais instável em parte da Bahia.

Na maior parte do País, o fim de semana do Natal será com sol, calor, muitas nuvens e pancadas de chuva. A menor possibilidade de chuva é para o Sul do Brasil.

Veja abaixo como fica a previsão do tempo para o Natal na sua região:

Região Sul

O Natal no Sul do Brasil será com calor e sensação de abafamento. Apesar da previsão de pancadas de chuva para quase todas as áreas, não há expectativa de que o tempo fique chuvoso um dia inteiro. Para o dia 24 de dezembro, a previsão é de sol, calor e pancadas de chuva a partir da tarde em praticamente toda a região. No norte e no litoral do Paraná, no litoral de Santa Catarina e no vale do Itajaí, a chuva no dia 24 de dezembro pode acontecer também pela manhã, mas o sol vai aparecer. A chance de estar chovendo na noite do dia 24 e madrugada do dia 25 é grande em todas as áreas, mas a chuva deve ocorrer com fraca a moderada intensidade, inclusive nas capitais.

No dia 25 de dezembro, o sol vai predominar na fronteira com o Uruguai e não deve chover, mesmo com o calor de entre 32ºC e 35ºC. No litoral de Santa Catarina, no vale do Itajaí, na Grande Curitiba, no vale do Ivaí e no litoral do Paraná, o sol aparece em grande parte do dia, mas as pancadas de chuva voltam a partir da tarde. As demais áreas do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, o dia 25 de dezembro será abafado, com períodos de sol, muitas nuvens e pancadas de chuva. A chuva pode ser forte à tarde e à noite em Santa Catarina e no Paraná. No domingo, 26, o sol e o calor vão predominar no Rio Grande do Sul. Pode chover rapidamente na região serrana e no litoral norte gaúcho. Em Santa Catarina, a chuva deve ganhar do sol em quase todo o Estado. O tempo deve ficar firme só no oeste catarinense. O Paraná tem uma situação semelhante. O sol deve predominar no oeste e sul do Estado, mas em Curitiba e nas outras áreas do Estado, as festas de Natal terminam com muitas nuvens, chuva e pouco sol. Tanto o Paraná como Santa Catarina podem ter chuvas fortes.

Região Sudeste

As condições de chuva no Sudeste serão altas, por conta da passagem de uma frente fria pelo litoral da região. Até a noite do dia 24, a frente fria alcança o Espírito Santo e deve ficar quase parada no litoral capixaba. Esta frente fria não provocar frio, mas vai trazer chuva e ventos fortes na sua passagem para várias áreas do Sudeste. A sensação será de abafamento. Na maioria das áreas da região, todo o período entre os dias 24 e 26 de dezembro será com muitas nuvens, pancadas de chuva e mormaço.

O dia 24 de dezembro deve ser um dia nublado e com muita chuva sobre o Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, no norte do Estado do Rio de Janeiro e na região serrana fluminense, na Grande Belo Horizonte, na zona da mata mineira, no vale do rio Doce, em Minas Gerais. O Grande Rio, a região de Angra dos Reis e de Paraty, a região de Búzios e de Cabo Frio e no leste e sul de São Paulo, onde estão a capital, o litoral paulista, a região de Sorocaba, de Campinas e o vale do Paraíba, o sol aparece na maior parte do dia, mas as pancadas de chuva voltam a partir da tarde e podem ser moderadas a fortes. As outras áreas da região Sudeste passam o dia 24 de dezembro com várias pancadas de chuva e mormaço.

No Dia de Natal, a chuva persiste sobre o Espírito Santo, nas regiões mineiras dos vales dos rios Doce e Jequitinhonha podendo ser forte e causar problemas. Nas outras áreas do Sudeste o sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva voltam a ocorrer especialmente à tarde e à noite. Pode chover forte. Os maiores períodos de sol devem ocorrer no sul de Minas, no centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a cidade do Rio, e no leste de São Paulo, onde estão a capital e o litoral paulista.

Mas o fim de semana de Natal deve terminar com muita chuva por todo o Sudeste. No domingo, dia 26, toda a região terá mais pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite, podendo ser fortes em muitas áreas de todos os Estados.

Região Centro-Oeste

Na maioria das áreas do Centro-Oeste, o fim de semana do Natal será com as características típicas do verão: ar quente e abafado, com períodos de sol, muitas nuvens e as pancadas de chuva principalmente à tarde e noite. Estas pancadas de chuva podem ser fortes em alguns momentos, mas a chuva intensa não dura muitas horas. A chance de estar chovendo na passagem do dia 24 para o dia 25 é alta principalmente nas capitais Goiânia, Brasília e Campo Grande.

As áreas de instabilidade que se formam sobre o Centro-Oeste serão reforçadas pela passagem de uma frente fria pelo litoral da região Sudeste. Entre os dias 24 e 26 de dezembro, todos os Estados poderão ter várias pancadas de chuva de forte intensidade, que podem causar problemas nas áreas urbanas.

Região Nordeste

No fim de semana do Natal, uma frente fria vai chegar forte ao sul da Bahia e aumenta muito a nebulosidade e a chuva em algumas áreas do Nordeste. Esta frente fria deve chegar ao litoral sul da Bahia no sábado, 25 de dezembro, e permanece no litoral baiano no dia 26.

No dia 24 de dezembro, todo o Nordeste terá bastante sol, mesmo com aumento de nuvens que ocorrer por conta do calor. As pancadas de chuva devem ocorrer especialmente a partir da tarde no Maranhão, Piauí, no centro-oeste e sul da Bahia. Pode chover várias vezes no litoral norte da região, entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão, mas com o sol aparecendo. As capitais Fortaleza e São Luís podem ter chuva moderada. No sul da Bahia, o sol fica forte na maior parte do dia, mas a chance de pancadas de chuva à noite é grande e pode ventar forte. A região de Salvador e do Recôncavo Baiano, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba terão um dia com sol forte.

Nos dias 25 e 26 de dezembro, com a nova frente fria no litoral da Bahia, o tempo fica mais instável no Nordeste. Mesmo assim, algumas áreas continuam sem chuva. O tempo fica seco, com muito sol o dia todo na região de Paulo Afonso e no litoral norte baiano, em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. As capitais destes estados devem ter muito sol também nestes dias.

Nestes dois dias, o litoral sul da Bahia terá muita chuva. No centro-oeste e sul da Bahia, há risco de chuvas fortes no decorrer do dia. Nas demais áreas da Bahia, no Piauí e no Maranhão, o dia será com sol e pancadas de chuva, mas que podem ser fortes. Em Salvador, a chance de chuva é maior no dia 25 de dezembro.

Região Norte

O fim de semana do Natal será com grandes áreas de instabilidade sobre o Norte do Brasil, por conta do calor e da alta umidade do ar. As pancadas de chuva serão frequentes e vão acontecer várias vezes ao longo do dia na maioria das áreas da região, mas intercaladas com períodos de sol. No Acre e em Rondônia, no norte do Pará e no interior do Amapá, a tendência é de que chova só a partir da tarde e por isso estas áreas terão maiores períodos com sol forte. Nas capitais Belém e Macapá, as pancadas de chuva devem ocorrer várias vezes no fim de semana do Natal.

A chance de chuva na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro é bastante elevada em todas as capitais do Norte e na maioria das áreas da região. No Tocantins e na região sudeste do Pará, onde estão Marabá e Conceição do Araguaia, o tempo deve ficar mais instável no dia 26 de dezembro, com predomínio de céu nublado e risco de chuvas intensas em todo o Estado.

    Notícias Relacionadas



    Previsão do Tempo

    CLIMATEMPO

    Previsão Completa

    • Hoje
    • Amanhã

    Trânsito Agora

    Ver de novo