FILO 2009 abriga estreia de novo espetáculo dirigido por Cacá Carvalho

LONDRINA ¿ O terceiro rebento da Casa Laboratório Para as Artes do Teatro, Os Figurantes, dirigido por Cacá Carvalho e com dramaturgia de Cláudia Barral, estreia nacionalmente nesta segunda-feira (15) dentro do Festival Internacional de Londrina ¿ FILO 2009 depois de, aproximadamente, oito meses de investigações sobre tipos que ¿estão na paisagem urbana¿.

Michel Fernandes, especial para o Último Segundo |

Divulgação

Cacá Carvalho gesticula na coletiva do FILO

Em entrevista coletiva em Londrina, Cacá Carvalho explicou que o espetáculo surgiu de uma pergunta bastante objetiva: Qual o personagem vocês gostariam de representar fora da Casa Laboratório? Autores como Clarice Lispector, Bernard-Marie Koltès e Manoel de Barros surgiram entre os textos que continham o desejo de personagens pelos atores.

Surgiram sete desejos diferentes e convidei a dramaturga Cláudia Barral para assistir, durante uma semana e sem saber de que textos partiam, estes sete momentos de silêncio (as improvisações não continham falas). O tema determinante que desejamos trabalhar é o silêncio que existe nas grandes cidades, desejamos entender as grandes cidades, contou o ator e diretor.

A moldura

Segundo Cacá, quando o cenógrafo e figurinista do grupo, Márcio Medina, assistiu a um dos ensaios, disse que para "Os Figurantes" era essencial que a cena fosse emoldurada feito quadro, o que veio de encontro com a idéia de Cacá. Os personagens estão na paisagem dos vários tipos urbanos, adiantou.

Para o diretor, esta moldura expande o conceito de entendimento lógico dessa experiência teatral. Queremos trabalhar a lógica da moldura, trabalhar o que existe entre nós e a realidade. Queremos ser emissores de sinais, deixar espaço para o público, completou.

A ideia para o título da peça é de que mesmo aqueles que se imaginam protagonistas na vida, não o são. Não existem protagonistas na vida, somos todos figurantes.

"Os Figurantes" estreia em 022 de julho na Casa Laboratório, sede do grupo em São Paulo, e em agosto Cacá Carvalho começa a ensaiar novo trabalho como ator, dirigido por Roberto Bacci, que estreia em novembro, na Itália. Seu novo solo, "O que os Atores Deixam para os Atores", utiliza como matéria-prima escritos deixados por atores, sobretudo Louis Jouvete.

* Michel Fernandes viajou a convite do FILO 2009

Leia mais sobre: FILO

    Leia tudo sobre: teatro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG