Filmes sobre cinema e fé são destaques na Mostra de SP

O destaque de hoje da Mostra Internacional de São Paulo é Duska , filme que conta a história de Bob (Gene Bervoets), um famoso crítico de cinema que resolve virar roteirista de filmes e está realizando seu primeiro trabalho. Certo dia, um homem chamado Duska (Sergei Makovetsky) bate à sua porta sem avisar.

Agência Estado |

Os dois se conheceram no passado, durante um festival de cinema na Rússia. Naqueles papos educados que nem sempre querem dizer a verdade, Bob o convida para aparecer em sua casa quando quiser. Péssima idéia, pois o homem não tem a menor intenção de ir embora.

A comédia é assinada por Jos Stelling, holandês que, em seu filme de estréia, Mariken van Nieumeghen (1974), representou a Holanda no Festival de Cannes daquele ano. Mas foi seu segundo trabalho, Rembrandt Fecit 1669, de 1977, que o consagrou mundialmente. Desde então, fez filmes como O Ilusionista (1983) e O Homem da Linha (1986) - estes dois premiados na Mostra de São Paulo em seus respectivos anos -, além de O Holandês Voador (1995) e Nem Trens Nem Aviões (1999).

A mostra também traz hoje a estréia do ator Matheus Nachtergaele como diretor. A Festa da Menina Morta foi exibido na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes deste ano e levou o prêmio do júri popular. Já no Festival de Gramado, Daniel de Oliveira, protagonista do longa, venceu na categoria de melhor ator.

Trata-se da história de Santinho (Oliveira), jovem que vira líder espiritual numa comunidade às margens do rio Amazonas a partir de um milagre que ele teria realizado após o suicídio da mãe. Matheus fez um retrato das pessoas envolvidas em seitas e da capacidade humana de criar, desenvolver e se enganar com a fé, dando sentido à vida e à morte. As informações são do Jornal da Tarde.

32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo . Duska : às 13h30, no Cinesesc. A Festa da Menina Morta : às 20h, no Unibanco Arteplex. Ingressos individuais: R$ 14. Endereços no site www.mostra.org/32/

    Leia tudo sobre: mostra de sp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG