Filmes independentes são grandes favoritos a indicações ao Oscar

Fernando Mexía. Los Angeles (EUA.), 22 jan (EFE).

EFE |

- O filme "Slumdog Millionaire", a animação "Wall-E" e o ator Heath Ledger, cuja morte completa um ano hoje, são os grandes favoritos a receber uma indicação e participar da 81ª edição do Oscar.

Até o momento, o prêmio mais importante do cinema mundial gerou boas perspectivas para os filmes independentes, especialmente para a história indiana "Slumdog Millionaire", que parece ter conquistado seu lugar entre os concorrentes a melhor produção após ganhar o Globo de Ouro.

Estão bem na disputa pela aguardada indicação produções de estúdios não tão grandes assim, como "O Lutador", que recebeu dois Globos de Ouro, e "The Reader", que conquistou uma estatueta na antessala do Oscar.

No entanto, há nomes fortes como "Frost/Nixon", "Dúvida", "Milk - A Voz da Igualdade" e "Foi Apenas um Sonho".

Outro grande concorrente a estar na lista de indicados a melhor filme foi "O Curioso Caso de Benjamin Button", segundo o consenso entre os especialistas cinematográficos.

Esta é a única grande produção de Hollywood que soa como aposta certa para a categoria de melhor filme nas indicações que serão anunciadas hoje no teatro Samuel Goldwyn de Beverly Hills, em Los Angeles, em entrevista coletiva que começará às 5h30 (11h30 de Brasília).

Apesar disso, muitos esperam que "Batman - O Cavaleiro das Trevas", o filme que mais arrecadou nas bilheterias este ano e um dos mais bem-sucedidos na história, com quase US$ 1 bilhão em venda de ingressos, pontue seu sucesso de público com uma indicação a melhor produção.

Até agora, a sequência de Batman ficou à margem dos grandes prêmios de cinema concedidos nos Estados Unidos, onde os dramas conquistaram quase todas as estatuetas entregues.

A Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas, encarregada do Oscar, poderia ser mais generosa com as superproduções, a menina dos olhos de Hollywood, do que foram os críticos americanos ou a imprensa estrangeira ao escolher os candidatos a suas estatuetas.

Houve uma intensa campanha para promover o voto a favor de "Batman - O Cavaleiro das Trevas" para as indicações a melhor filme, apesar de a última aventura do homem-morcego estar com seu lugar garantido nas candidaturas às estatuetas técnicas.

Ninguém duvida, no entanto, de que Heath Ledger, que interpretou o vilão Coringa, receberá uma indicação a melhor ator coadjuvante. O astro deve ser o vencedor nessa categoria.

Espera-se que Brad Pitt ("O Curioso Caso de Benjamin Button"), Sean Penn ("Milk - A Voz da Igualdade"), Frank Langella ("Frost/Nixon") e Mickey Rourke ("O Lutador") estejam entre os candidatos ao Oscar de melhor ator.

Não se descartam também os nomes de Leonardo DiCaprio ("Foi Apenas um Sonho") ou Clint Eastwood ("Grande Torino").

Do lado feminino, atrizes como Meryl Streep ("Dúvida"), Anne Hathaway ("O Casamento de Rachel") e Kate Winslet ("The Reader" e "Foi Apenas um Sonho") parecem garantidas na lista de indicações, onde também poderiam estar Sally Hawkins ("Simplesmente Feliz") e Angelina Jolie ("A Troca").

A espanhola Penélope Cruz deve conseguir uma candidatura também, pela atuação em "Vicky Cristina Barcelona", mas deve enfrentar a grande concorrência de Kate Winslet.

A atriz britânica conquistou o Globo de Ouro de melhor atriz com "Foi Apenas um Sonho" e atriz coadjuvante com "The Reader", um filme no qual a personagem carrega grande parte do peso da ação e poderia ser considerada pela Academia de Hollywood como protagonista.

O filme "Wall-E" é o grande favorito a melhor animação, assim como Danny Boyle ("Slumdog Millionaire") como melhor diretor, cujos rivais serão Ron Howard ("Frost/Nixon") e David Fincher" ("O Curioso Caso de Benjamin Button"). EFE fmx/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG