Filmes franceses ganham pre-estreia em festival no Rio e São Paulo

SÃO PAULO ¿ Pelo segundo ano, o Panorama do Cinema Francês no Brasil traz ao País uma parcela significativa da produção recente da França. Com exibições exclusivas em São Paulo, de hoje até o próximo dia 25, e no Rio, a partir de sexta-feira, a mostra vai exibir em primeira mão produções premiadas em festivais e sucessos de bilheteria na Europa.

Redação |

Divulgação

Juliette Binoche e Romain Duris estão no elenco de "Paris", que abre a mostra

A abertura nesta quinta-feira acontece com "Paris", novo filme de Cédric Klapisch, conhecido pelos incensados "Albergue Espanhol" e sua sequência, "Bonecas Russas". Também no programa, "Há Tanto Tempo que Te Amo" , exibido no Festival de Berlim e indicado ao Globo de Ouro de melhor atriz por Kristin Scott Thomas, e "Paris 36", que concorreu a cinco César, o Oscar do cinema francês, e tem na direção Christophe Barratier, o mesmo do bem-sucedido "A Voz do Coração" e suas duas indicações ao Oscar.

Divulgação

Comédia "OSS 117, Rio Ne Répond Plus"

Outro campeão de indicações ao César ¿ 10 no total, ganhando os prêmios de diretor (Jean-François Richet), ator (Vincent Cassel) e som ¿, "Inimigo Público Nº 1 - Instinto de Morte" é a primeira das duas partes de um ambicioso projeto biográfico do lendário Jacques Mesrine, criminoso que aterrizou a França e o Canadá com golpes arriscados e declarações polêmicas. Completam a agenda "Bem-Vindo" , "Horas de Verão", exibido na última Mostra de São Paulo, e o curioso "OSS 117, Rio Ne Répond Plus", uma paródia dos filmes kitsch da década de 1960, filmada na capital carioca com direito a danças, nazistas e muitas cores.

O atrativo do Panorama, que faz parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil, também fica por conta da presença de diretores e atores, que vão participar de debates e oficinas em São Paulo e no Rio ¿ Jean-François Richet, Cédric Klapish, Christophe Barratier, Philippe Lioret, Vincent Cassel, Charles Berling e Elsa Zylberstein estão confirmados. O ator Gilles Lellouch, de "Paris", estará amanhã na sessão de abertura.

Serviço - 2º Panorama do Cinema Francês no Brasil

- São Paulo, de 16 a 25 de junho
Reserva Cultural

- Rio de Janeiro, de 19 a 25 de junho
Cine Odeon Petrobras e Estação Botafogo

- Ingressos: preço vigente nas salas
- Programação: consulte no site oficial

Leia mais sobre: cinema francês

    Leia tudo sobre: cinemafrança

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG