Filme sobre viagem de Walt Disney à América Latina estréia no Festival do Rio

RIO DE JANEIRO ¿ O filme Walt & El Grupo, que reconstrói uma viagem de Disney, em 1941, pela América Latina, estreou internacionalmente no Festival de Cinema do Rio de Janeiro.

EFE |

O documentário, escrito e dirigido por Theodore Thomas, cuja vida esteve muito ligada aos estúdios Disney, é uma reconstrução atual deste episódio pouco recordado e que foi chave nos laços entre Estados Unidos e o resto da América.

O longa mostra a passagem de Walt Disney por países e cidades latino-americanas como Rio, Salvador, Buenos Aires e Santiago do Chile, onde o americano e um grupo de artistas estiveram ao longo de dois meses buscando estreitar as relações dos EUA com a América Latina.

"São os mesmos países, as mesmas cidades, os mesmos lugares", contou Thomas. "Queríamos fazer o mesmo que eles e mostrar visualmente o que sentiam", ressaltou.

A viagem foi uma missão encomendada por Washington a Disney em um esforço para enfrentar a ameaça do fascismo e do nazismo, regimes que então mantinham certa ligação com Governos latino-americanos, entre eles com o de Getulio Vargas.

"Alô, Amigos" (1942) foi um dos principais longas-metragens produto dessa viagem, além de personagens como o papagaio Zé Carioca e vários outros. "A viagem foi uma bem-sucedida troca de idéias", afirmou Thomas.

Leia mais sobre: Walt Disney

    Leia tudo sobre: walt disney

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG