Filha e cunhada do senador Epitácio Cafeteira pedem demissão

BRASÍLIA - A filha e a cunhada do senador Epitácio Cafeteira, que receberam na última terça-feira aval da Mesa Diretora do Senado para continuarem contratadas em cargos comissionados apesar da súmula contra o nepotismo, pediram demissão nesta sexta-feira. Em nota, Janaína Cafeteira e Maria Teresa Rodrigues Lima criticaram a imprensa e pediram a exoneração em caráter irrevogável.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

"O que ocorreu após isso (autorização do Senado para a permanência no cargo) foi uma avalanche de notícias infundadas e distorções como se o Senador Cafeteira pretendesse burlar ou fugir do rigor da Lei", diz a nota. 

A Mesa Diretora do Senado havia autorizado que as duas permanecessem no cargo por entender que, como elas foram contratadas em 97, antes do atual mandato de Cafeteira ¿ apesar dele já ser senador è época ¿ não se poderia atribuir a influência do parlamentar na contratação. A interpretação abriu uma brecha para que parentes de senadores contratados antes da posse pudessem ganhar cargos comissionados no Senado. 

Com a grande repercussão do caso, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), admitiu, um dia depois da edição da resolução da Mesa Diretora que abriu a brecha para o nepotismo, rever a decisão. Ele submeteu a interpretação da Súmula para a Procuradoria Geral da República. O que o órgão decidir, disse Garibaldi, será feito pelo Senado. 

"Esse turbilhão sem controle acarretou sérios prejuízos, tanto ao Senado Cafeteira, tratado como o avesso de sua biografia, série e integra, quanto à instituição (Senado), que mais uma vez virou alvo de denúncias, colocando-a como grande palco da nefasta corrupção brasileira", diz outro trecho da nota. 

"Diante disso, mesmo amparadas pelo parecer da advocacia do Senado, comunicamos nossa decisão de pedir exoneração em caráter irrevogável", conclui.

Leia mais sobre: nepotismo

    Leia tudo sobre: nepotismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG