Festival reúne cinema, música e uísque escoceses

Mais uma dose. Ou duas.

Agência Estado |

O 4º Uísque Festival começa amanhã, com eventos marcados para São Paulo, Ribeirão Preto e Recife. Este ano, os organizadores prepararam uma mostra sobre a cultura escocesa, país fetiche dos apreciadores da bebida. A programação traz homens de kilt (uma espécie de saia) tocando gaita de fole e desfilando pela cidade, bandas indies em clubes da moda e até um festival de cinema. Além disso, um chef estrelado pelo guia Michelin irá preparar três jantares especiais, harmonizados, é claro, com um legítimo escocês.

Segundo o gerente de Marketing da Diageo (empresa responsável pelas principais marcas de bebida alcoólica do mundo), Álvaro Garcia, o festival tem dois objetivos. "O primeiro é mostrar que o uísque não é uma bebida para se tomar apenas em cerimônias importantes, como casamentos, festas de formatura e etc.. O uísque pode ser incorporado no cotidiano das pessoas. Não precisa ser consumida apenas por homens mais velhos e que fumam charuto", diz. O segundo objetivo, de acordo com Garcia, seria mostrar que a cultura escocesa não é tão diferente assim da brasileira. "O humor do escocês é muito parecido com o nosso", afirma.

A abertura do festival, que acontece até o dia 31 de maio, será feita pela banda de gaita de fole ST. Andrews Society Pipe Band, que vai desfilar amanhã (dia 15), pela Avenida Paulista, a partir do meio-dia. No sábado, dia 17, às 16h, eles fazem outra apresentação, na Oscar Freire. A banda, formada por seis gaiteiros e sete percussionistas, irá tocar vestida de kilt. "As pessoas brincam, fazem piada, mas a gente já se acostumou. O kilt só tem um problema: esquenta muito embaixo", revela o músico Alayr Pareira Jr..

Ainda na música (e com olho no público jovem), o festival traz as bandas escocesas Trembling Bells e Camera Obscura com suas baladinhas. Os shows estão marcados para o Studio SP, balada na região da baixa Augusta. O Trembling toca no próximo dia 24 e o Camera Obscura, no dia 27 de maio. Já o festival de cinema começa amanhã, às 19h30, com sessões no Cine Belas Artes. Os filmes exibidos terão sempre alguma conexão com a Escócia. As informações são do Jornal da Tarde.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG