Festival do Rio anuncia hoje filmes vencedores

RIO DE JANEIRO ¿ O Festival do Rio 2008 termina hoje à noite com a entrega do troféu Redentor, no Cine Odeon BR. Há muita expectativa para saber quem serão os vencedores das Premières Brasil e Latina.

Agência Estado |

A Première Brasil chegou ao seu décimo ano com recorde de filmes apresentados. De sete, na primeira edição, eles saltaram para 65, entre curtas e longas, documentários e ficções, sendo 26 absolutamente inéditos.

Mas a verdade é que muitas estréias da Première Brasil viraram acontecimentos artísticos capazes de render capas de jornais e revistas. Como a estréia de "Romance", de Guel Arraes, na terça-feira à noite. Só o elenco do filme já faria a festa dos paparazzi, que transformam cada exibição da Première Brasil num grande tititi.

"Romance" é diferente de tudo o que Guel Arraes fez antes. Diferente, em termos. O diretor que, no começo de sua carreira sonhava fazer filmes como Glauber Rocha e Jean-Luc Godard, hoje tem como referência Domingos Oliveira, ele disse. Seu filme trata de arte e vida e das relações entre teatro, televisão e cinema. Wagner Moura e Letícia Sabatella fazem no palco uma versão de Tristão e Isolda, mas ela vira uma estrela de TV e a relação acaba. O filme discute o amor trágico, a transcodificação de mídias e é extremamente crítico (irônico?) no seu olhar sobre as relações no mundo das artes.

Embora a organização do Festival do Rio tenha restringido, este ano, por medida de economia, a lista de convidados internacionais, foi possível encontrar muita gente interessante por aqui, autores seminais como o italiano Paolo Taviani, o japonês Masahiro Kobayashi, o francês Claude Miller, o mexicano Arturo Ripstein e outro italiano, o estreante Gianni Di Gregori, roteirista de "Gomorra", de Matteo Garrone, e cujo longa de estréia, "Almoço em Agosto", foi uma das surpresas do festival. "Almoço" foi comprado pela Imovision para distribuição no País e você talvez já o possa ver na Mostra de São Paulo, que começa dia 16. A lista de filmes e convidados do evento paulista será anunciada depois de amanhã.

Leia mais sobre: Festival do Rio

    Leia tudo sobre: festival do rio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG