Festival de Veneza: Documentário mexicano retrata trabalho infantil no campo

VENEZA ¿ O cinema mexicano levou hoje à seção Horizontes do Festival de Cinema de Veneza uma crítica à condição das crianças trabalhadoras do interior do México, retratada no documentário Los Herederos, de Eugenio Polgovsky.

Agência Ansa |

O documentário descreve a dura vida das crianças camponesas no México, com seus trabalhos extenuantes. Ao contrário da maioria dos filmes que tratam do tema, Polgovsky se nega a adotar a "frieza" da ótica sociológica para descrever um mundo desconhecido para as classes urbanas, onde os valores familiares são regidos pela unidade entre os membros da família e as crianças são herdeiras de um passado milenar, repetindo os gestos de seus antepassados.

"Desde o início dos tempos as crianças estão envolvidas na sobrevivência de suas famílias, e eu decidi me aproximar deste tema com curiosidade e respeito, procurando resgatar essa dignidade ancestral que não diminuiu com o tempo", declarou Polgovsky em uma coletiva de imprensa quase vazia.

"No campo se trabalha desde sempre e para poder realizar o filme tive que superar o mutismo natural dos camponeses e acostumá-los à presença da câmera", disse o cineasta, que antes de iniciar as filmagens percorreu diversos estados do México somente com uma câmera fotográfica e só apresentou sua equipe depois de ganhar a confiança das crianças retratadas.

"Pelo fato de que uma imagem vale mais do que mil palavras, acredito que um documentário cinematográfico pode ter mais profundidade do que um ensaio sociológico", afirmou o diretor. "Eu me informei muito com esses tratados, mas em todos percebi uma espécie de frieza e distanciamento que não quis repetir em meu filme", acrescentou.

"O que eu queria era mostrar essas pessoas como seres humanos, em nada diferentes das que vivem nas cidades. Meu filme não foi visto pelas autoridades, mas afirmo que se trata de um cinema político, porque afronta uma realidade que deveria ser melhorada pelo governo, diminuindo as diferenças sociais e econômicas", disse o cineasta.

Leia mais sobre: Festival de Veneza

    Leia tudo sobre: festival de veneza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG