Festival de San Sebastián tem Allen, Banderas e Javier Bardem

Por Raquel Castillo MADRI (Reuters) - A 56a edição anual do Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha, começa nesta quinta-feira com a presença de astros como Antonio Banderas, Javier Bardem e Woody Allen, os primeiros a chegar à cidade para a cerimônia de abertura, e terá três filmes espanhóis em sua competição principal.

Reuters |

O longa 'The Other Man', com direção de Richard Eyre e elenco que inclui Liam Neeson, Laura Linney e Antonio Banderas, vai inaugurar o festival com uma história baseada em narrativa do escritor alemão Bernard Schlink.

Banderas e Meryl Streep são os vencedores do Prêmio Donostia deste ano, que receberão das mãos de Pedro Almodóvar, na noite de sexta-feira. O ator espanhol concedeu uma entrevista coletiva para lançar o festival de cinema, que se estenderá até 27 de setembro.

Embora não faça parte da competição, 'The Other Man' é um dos 19 filmes que integram a seção oficial do evento.

Para o dia inaugural também está prevista a exibição de 'Vicky Cristina Barcelona', na seção Pérolas. Além de Woody Allen, estarão presentes Javier Bardem e Rebecca Hall.

Este ano, três filmes espanhóis estarão entre os 16 da seção oficial que vão disputar a Concha de Ouro: 'Tiro en la cabeza', o muito aguardado filme do ganhador de um prêmio Goya Jaime Rosales; 'El patio de mi cárcel', primeiro longa da diretora Belén Macías, e 'Camino', o terceiro filme de Javier Fesser.

A lista de filmes concorrentes inclui também 'O Ninho Vazio', de Daniel Burman, 'La Belle Personne,' de Christophe Honoré, 'Bi Mong', de Kim ki-duk, 'Gênova', de Michael Winterbottom, e 'Den du frygter', do dinamarquês Kristian Levring, um dos criadores do movimento Dogma 95.

TAPETE VERMELHO

A partir da noite de sexta-feira a cidade vai desenrolar seu tapete vermelho para receber as estrelas que vão participar da inauguração de gala, que começará com um palco vazio e terá apresentação de Belén Rueda e Edurne Ormazabal, acompanhados de atores como Pilar Bardem, Assumpta Serna, Juan Echanove e Miguel Ángel Silvestre.

O júri desta ano será presidido por Jonathan Demme.

A organização do festival confirmou a presença nos próximos dias de astros como John Malkovich, Kiyoshi Kurosawa, Ben Stiller, Robert Downey Jr. e Colin Firth.

Malkovich atua no último filme dos irmãos Coen, 'Queime Depois de Ler', que também será exibido na seção Pérolas, ao lado de 'Entre les murs', de Laurent Cantet, e 'Happy go lucky', de Mike Leigh.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG