Festival de Curitiba 2010 começa com quase 400 espetáculos na programação

Um dos maiores eventos de teatro do Brasil, o Festival de Curitiba abre nesta terça-feira (16), em festa para convidados, sua 19ª edição, que se estende até 28 de março. São 27 espetáculos selecionados para a mostra principal ¿ um deles estrangeiro ¿ e mais de 360 no Fringe, braço paralelo e sem envolvimento da curadoria. É oferta de sobra para os paranaenses e para o público que vem de diversas partes do País, mas, mesmo assim, a disputa é grande: boa parte dos ingressos para as peças principais já está esgotada.

iG São Paulo |

Divulgação

Público se aglomera na bilheteria oficial do festival: ingressos disputados

Vitrine prestigiada, o festival serve como palco de estreia para algumas das mais conceituadas companhias teatrais brasileiras. É o caso da Sutil, encabeçada pelo diretor Felipe Hirsch, que, apesar de curitibana, tem exibido seus trabalhos primeiro no eixo Rio-São Paulo. Desta vez vai ser diferente: o evento vai sediar os ensaios abertos da inédita "Cinema". Hirsch pinçou algumas cenas para compartilhar com opúblico o processo criativo e artístico da companhia, que também incluiu na programação a peça "Não Sobre o Amor", inédita na cidade.

Outra atração aguardada é "Música para Ninar Dinossauros", primeiro trabalho do dramaturgo Mario Bortolloto após a tentativa de assalto, em dezembro, na qual foi baleado com três tiros e escapou por pouco da morte. Bortolloto escreveu, dirigiu e atua no espetáculo, uma comédia dramática na qual três amigos fazem o balanço de suas vidas. Um deles é o escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli, em seu primeiro papel no teatro.

Ainda integram a mostra principal "Formas Breves", que marca o retorno da diretora Bia Lessa depois de cinco anos, e, da Cia. Galpão, "Till, A Saga de um Herói Torto", espetáculo de abertura do evento. Do Canadá, vem "Dulcinea's Lament", baseado na musa inspiradora de Dom Quixote. Circo e dança também estão presentes, assim como o gênero musical, novo fenômeno dos palcos do País, representado por seu principal expoente ¿ "Versão Brasileira" funciona como um best-of da carreira da dupla Charles Moeller e Cláudio Botelho, autoproclamados Reis dos Musicais. Em cena, Botelho canta sozinho músicas de "Beatles num Céu de Diamantes", "A Noviça Rebelde" e "Ópera do Malandro", entre outros sucessos.

Cursos, palestras, festas, oficinas, stand-up comedy e até gastronomia estão na extensa programação, que inclui um espaço específico para peças infantis, o Guritiba. O destaque pode ser o teatro, mas quem chama a atenção este ano são as atrações musicais, ambas na Ópera de Arame: o projeto Pequeno Cidadão, que reúne Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra, e a cantora Adriana Calcanhotto, encarnando mais uma vez seu alterego brincalhão no espetáculo "Adriana Partimpim 2".

Serviço ¿ 19º Festival de Curitiba
De 16 a 28 de março de 2010
Ingressos: R$ 45 (com direito a meia-entrada)
Bilheteria central: ParkShopping Barigui. Segunda a sexta das 11h às 23h; sábados, das 10h às 22h; domingos, das 14h às 20h
Bilheteria Memorial de Curitiba: segunda à sábado, das 12h às 18h; domingo, das 9h às 17h
Informações: (41) 3317-6710
Vendas por telefone: (41) 4003-1212
Vendas pela Internet: Ingresso Rápido

Leia mais sobre: Festival de Curitiba

    Leia tudo sobre: festival de curitibateatro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG