Festival de Brasília, entre eles direção, roteiro e público." / Festival de Brasília, entre eles direção, roteiro e público." /

Festival de cinema na França vai homenagear diretor brasileiro

PARIS ¿ A 22ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, no sul da França, homenageará o diretor brasileiro de curtas-metragens Kleber Mendonça Filho, autor de obras como A Menina do Algodão (2002), Eletrodoméstica (2005) e, mais recentemente, Recife Frio, vencedor de sete prêmios no http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2009/11/25/filme+de+muylaert+leva+8+premios+no+festival+de+brasilia+9182040.htmlFestival de Brasília, entre eles direção, roteiro e público.

iG São Paulo com EFE |

A mostra, intitulada "Encontros de Cinema da América Latina", será realizada entre os dias 19 e 28 de março e destacará o emergente cinema GLBT (gay, lésbico, transexual e bissexual) latino-americano, informaram hoje os organizadores.

O festival dedicará também uma seção ao bicentenário da independência da Argentina, Chile, Colômbia e México. Além disso, ressaltará a "geração atual de cineastas mexicanos", e no centenário da revolução desse país.

Os organizadores, que ainda não desvelaram a lista de filmes em concurso, manterão também a seção tradicional do "Grande Prêmio Coup de Coeur", na qual concorrerão sete longas-metragens inéditos na França, e o Prêmio do Público da revista cultural "Intramuros".

Além disso, continuará a competição oficial "Découverte" da Crítica Francesa, na qual serão projetados primeiros ou segundos longas-metragens de cada diretor em disputa. Serão concedidos o prêmio "Rail d'Oc", outorgado pelos "ferroviários cinéfilos", e o Prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica à melhor "opera prima".

O Festival contará também com categorias oficiais dedicadas aos documentários filmes e aos curtas-metragens, e com outras seções paralelas fora de concurso.

Leia mais sobre: Kleber Mendonça Filho

    Leia tudo sobre: cinema brasileirofrança

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG