Festival de Cannes divulga filmes selecionados para competição em 2010

PARIS ¿ Os organizadores da 63ª edição do Festival de Cannes anunciaram nesta quinta-feira (15) os 16 filmes selecionados para a competição principal, que acontece entre 12 e 23 de maio. O cineasta britânico Mike Leigh disputa a Palma de Ouro com Another Year, ao lado de diretores como o japonês Takeshi Kitano, que apresenta Outrage, e o mexicano Alejandro González Iñarritu, com Biutiful, estrelado por Javier Bardem. A sessão de abertura ficará a cargo de Robin Hood, revisto por Ridley Scott.

iG São Paulo |

AE

Cacá Diegues: jurado em Cannes

Também fora de competição, serão exibidos três esperados longas-metragens: "You Will Meet a Tall Dark Stranger", de Woody Allen, "Tamara Drewe", de Stephen Frears, e a segunda parte, mais de 20 anos depois, do filme "Wall Street", de Oliver Stone, batizada como "Money Never Sleeps".

O júri será presidido pelo diretor Tim Burton, acompanhado pelo ator Benicio del Toro, da atriz Kate Beckinsale, do roteirista e escritor francês Emmanuel Carrere, do diretor e ator indiano Shekhar Kapur, de Alberto Barbera, diretor do Museu Nacional do Cinema italiano, e da atriz italiana Giovanna Mezzogiorno. O cineasta Cacá Diegues vai representar o Brasil no festival, como jurado do prêmio Cinéfondation e da competição de curtas-metragens.

A mostra paralela "Um Certo Olhar" vai exibir os novos trabalhos de dois veteranos da sétima arte. O português Manoel de Oliveira, aos 101 anos, apresenta "O Estranho Caso de Angélica", enquanto o francês Jean-Luc Godard, ícone da Nouvelle Vague, mostra "Socialisme", que reúne personagens diversos como a cantora Patti Smith e o filósofo Alain Badiou. Da América do Sul, foram selecionados o argentino "Los Labios", de Iván Fund e Santiago Loza, e o peruano "Octubre", de Daniel Vega.

Veja a lista de filmes que disputam a Palma de Ouro em 2010:

Mathieu Amalric, Tournée
Xavier Beauvois, Des Hommes Et Des Dieux
Rachid Bouchareb, Hors La Loi
Alejandro González Iñárritu, Biutiful
Mahamat-saleh Haroun, A Screaming Man
Im Sangsoo, Housemaid
Abbas Kiarostami, Copie Conforme
Takeshi Kitano, Outrage
Lee Chang-Dong, Poetry
Mike Leigh, Another Year
Doug Liman, Fair Game
Sergei Loznitsa, You. My Joy
Daniele Luchetti, La Nostra Vita
Nikita Mikhalkov, Utomlyonnye Solntsem 2
Bertrand Tavernier, La Princesse de Montpensier
Apichatpong Weerasethakul, Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives

* Com EFE

Leia mais sobre: Festival de Cannes

    Leia tudo sobre: festival de cannes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG