Fernando Meirelles entra na disputa e vai abrir Festival de Cannes

O brasileiro Fernando Meirelles abrirá a 61ª edição do Festival de Cannes com o filme Blindness - Ensaio sobre a Cegueira, anunciaram nesta terça-feira os organizadores do evento.

Redação com agências |

Meirelles foi incluído na seleção oficial do festival, que acontece de 14 a 26 de maio, junto com o francês Laurent Cantet ("Entre les murs") e o americano James Gray ("Two Lovers"). Com os três longas-mestragens, um total de 22 produções concorrerá pela Palma de Ouro nesta edição da mostra cinematográfica.

"Ensaio sobre a Cegueira" é uma adaptação do romance homônimo do português José Saramago, e conta com um elenco de estrelas como Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e o mexicano Gael García Bernal.

O filme conta a história de uma misteriosa epidemia de cegueira que se abate sobre uma cidade moderna e anônima. O longa, que teve locações no Canadá, Uruguai e São Paulo, deve estrear no Brasil no final de setembro.

Meirelles fará companhia a "Linha de Passe", de Walter Salles e Daniela Thomas, na competição pela Palma de Ouro. O Brasil também estará representado no festival por dois filmes na mostra A Certain Regard: "A Festa da Menina Morta", estréia na direção do ator Matheus Nachtergaele, e "Afterschool", primeiro longa do brasileiro-americano Antonio Campos.

Os curtas-metragens brasileiros "Areia", de Caetano Gotardo, e "A espera", de Fernanda Teixeira, estão na lista de filmes da 47ª Semana Internacional da Crítica, que será realizada entre 15 e 23 de maio. Já o curta "Muro", do pernambucano Tião, foi selecionado para a mostra Quinzena dos Realizadores. O quarto e último curta brasileiro é "O som e o resto", de André Lavaquial e Rodrigo Rueda Terrazas, que estará na mostra Cinéfondation.

Os organizadores do festival também anunciaram hoje que a Palma de Ouro será entregue pelo ator americano Robert De Niro, na cerimônia de 25 de maio. Por isso, no encerramento da mostra será exibido o filme "What Just Happened", de Barry Levinson, com De Niro, Bruce Willis, Robin Wright Penn, John Turturro e Sean Penn

Penn, por sua vez, é o presidente do júri este ano, que ainda será composto por Natalie Portman e Alfonso Cuarón, entre outros realizadores do cinema mundial.

Leia também:

Leia mais sobre: Festival de Cannes

    Leia tudo sobre: festival de cannes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG