Feriado terá céu nublado e sol tímido em São Paulo

O feriado prolongado de Tiradentes no Estado de São Paulo será de céu nublado, sol tímido e temperaturas mais baixas, segundo previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Amanhã, o sol ainda aparece forte, mas o tempo muda sábado.

Agência Estado |

"Teremos dias bastante nublados, temperaturas um pouco mais baixas e chuvas no final do dia. Na segunda-feira, o sol volta a predominar, mas também há previsão de pancadas", afirma a meteorologista do Inpe Kelen Andrade.

O tempo não está para praia, segundo os especialistas. Este é o principal motivo que levará cerca de 50 mil turistas para cidades como Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, no Vale do Paraíba (SP). Os turistas vão em busca do frio da Serra da Mantiqueira. "As mínimas vão ficar em 12 graus", afirma. O cenário em Campos é tipicamente de outono. Para contribuir com o clima da estação, os plátanos, árvores característica da montanha, estão amarelados e os pinhões, das araucárias, começaram a cair. O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) estima que 27 mil veículos passem pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) a partir de amanhã.

Localizada a 1,7 mil metros de altitude, Campos tem cerca de 140 hotéis e pousadas, com, aproximadamente, 8 mil leitos oferecidos aos hóspedes. Para este feriado prolongado, início da temporada de maior movimento, a ocupação é de 80% segundo a Secretaria Municipal de Turismo. A expectativa também anima os donos de restaurantes, que preparam cardápios especiais e programam a próxima temporada, dedicada ao pinhão. Cem receitas com a semente farão parte do cardápio de 20 restaurantes. Além da comida, os passeios pelo bairro do Capivari e parques são freqüentes entre visitantes. Uma das novidades para os quatro dias de folga é o Parque Amantikir Garden, a cerca de dez minutos do bairro Abernéssia. A área, aberta para visitação, tem 35 mil metros quadrados, onde estão 22 jardins provenientes de 22 países.

"A visitação dura cerca de uma hora e meia, mas as pessoas ficam depois mais duas horas tirando fotos e contemplando o local", diz o empresário Walter Vasconcelos. Um dos atrativos é o labirinto de grama. "Além de servir para meditação, ainda proporciona bem-estar", completa. O melhor horário para a visitação é no começo da manhã, às 9 horas, ou no fim da tarde, as 16 horas. Durante o feriado, haverá uma programação diferente no parque, com prática de tai chi chuan (arte marcial chinesa que busca o equilíbrio físico, psíquico e energético), pintura em aquarela, danças celtas e rodas de história para crianças e adultos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG