Feriado prolongado com tempo instável na maior parte do País

Fim de semana começa com alerta de temporal no centro-sul. Até o dia 12, regiões terão sol e pancadas de chuva, prevê instituto

iG São Paulo |

Nuvens e um pouco de chuva devem fazer parte do feriado prolongado da maioria dos brasileiros até o dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida. Algumas regiões terão aberturas de sol, mas o tempo seguirá instável em praticamente todas as regões do País nos próximos dias.

AE
Tempo na manhã desta sexta-feira em São José dos Campos, interior de São Paulo

Uma nova frente fria veio da Argentina e entrou forte sobre o centro-sul do Brasil. O alerta é para chuva e ventos fortes e também de ressaca nas praias. As mudanças no tempo serão provocadas também por um ciclone extratropical no mar. Nesta sexta-feira, a frente fria se afasta do Sul. Porém, o ciclone estará se movimentando pelo oceano causando ventos fortes que vão deixar o mar agitado e elevar as ondas. A agitação marítima se intensifica no sábado, quando há risco de ressacas nas praias da região Sul e do Sudeste. Durante o domingo, o litoral da região Sul permanece com mar agitado e ventos fortes. No litoral do Sudeste risco de ressaca continua no domingo, prevê a meteorologia.

O Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro e o Estado de Mato Grosso do Sul também devem ficar em alerta até a noite desta sexta-feira, por conta do risco de temporais devido a passagem desta frente fria. Em quase todo o Nordeste, e em parte do Norte do Brasil o predomínio é de uma massa de ar quente e seco. Veja abaixo a previsão do tempo feita pela Climatempo para o fim de semana prolongado em todas as regiões do país: 

Região Sul

No sábado, as áreas de instabilidade perdem força no Sul e o sol aparece em grande parte da Região. Os ventos ainda trazem bastante umidade do mar, favorecendo a formação de nuvens que provocam chuva fraca no litoral norte gaúcho e litoral sul catarinense. No centro-leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, o dia amanhece com muitas nuvens, ocorrem aberturas de sol, mas fica nublado com chuviscos à tarde e à noite. Nas demais áreas da Região, muito sol e pouca nebulosidade. Mar agitado.

No domingo, o céu fica com muitas nuvens e há condições para chuvisco apenas no litoral do Paraná. Entre a Grande Curitiba e a Serra gaúcha, o sol aparece entre nuvens ao longo do dia, mas não chove. O sol aparece forte nas demais áreas da Região e não chove, mas o dia começa com névoa em áreas do leste gaúcho. O mar segue alto nas praias dos três Estados.

A

segunda-feira terá sol na maior parte da Região Sul. O vento úmido que sopra do oceano deixa o céu cheio de nuvens e pode chover fraco apenas no leste de Santa Catarina e do Paraná, incluindo as capitais, mas o sol aparece em alguns momentos. Nas outras áreas da Região, o tempo fica aberto, fazendo bastante sol. O mar começa a baixar.

Nesta terça-feira, o tempo começa a ficar instável outra vez em boa parte do Paraná. No centro-norte e leste deste Estado, chove a qualquer hora do dia, apesar das aberturas de sol que ocorrerão. No centro-sul de Santa Catarina, inclusive na capital e também na maior parte das áreas gaúchas, com exceção do nordeste do Estado, faz sol e pouca nebulosidade se forma no decorrer do dia. Nas outras áreas da Região, chove na forma de pancadas isoladas, sobretudo à tarde e à noite.

Região Sudeste

No sábado, a frente fria se afasta para o sul da Bahia, mas ainda deixa o céu com muitas nuvens e provoca chuva no Espírito Santo, no norte do Rio e no leste de Minas Gerais. Nas demais áreas fluminense, na Zona da Mata e metropolitana mineira e no litoral e capital de São Paulo, o vento que sopra do mar deixa o tempo nublado com chuviscos. Pancadas de chuva no norte e noroeste de Minas. Sol e poucas nuvens nas outras áreas da Região.

No domingo, muitas nuvens ainda se formam sobre todo o leste da Região. Há condições para chuviscos no litoral de São Paulo, no sul e na capital e região dos Lagos do Rio e na Mata mineira. Chove ao longo do dia no Espírito Santo, no norte fluminense e no leste de Minas Gerais. Faz sol e não chove no sul e no triângulo mineiro e nas demais áreas de São Paulo. Pancadas de chuva nas outras áreas mineiras.

A segunda-feira terá tempo ensolarado no sul de Minas Gerais, onde não chove. Também não chove e o dia terá muito sol na maior parte de São Paulo. Só no litoral deste Estado, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e nas outras regiões de Minas, incluindo a capital, é que as nuvens que se formam provocam chuva ao longo do dia, mas com aberturas de sol. No litoral paulista, a chuva é fraca.

A terça-feira terá tempo ensolarado e sem chuva à vista no centro-norte de Minas. O dia terá sol, mas as nuvens aparecem e provocam pancadas de chuva a qualquer hora em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Sul, Zona da Mata e Triângulo mineiros. No Espírito Santo e demais áreas de Minas Gerais, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva à tarde. A chuva na região é causada pelo calor e alta umidade no ar.

Região Centro-Oeste

No sábado, o tempo abre de vez em Mato Grosso do Sul, no sul do Mato Grosso e de Goiás. O sol aparece nestas áreas, mas o dia começa com névoa e frio principalmente no centro-sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, o tempo fica instável, com aberturas de sol e chuva no decorrer do dia, exceto no nordeste de Mato Grosso, que terá tempo firme.

No domingo, o sol aparece forte e não chove no Mato Grosso do Sul. Também não chove e faz bastante sol no centro-sul de Mato Grosso e também de Goiás. Nas demais áreas de Goiás e de Mato Grosso, o tempo fica instável, com aberturas de sol entre muitas nuvens e chuva no decorrer do dia. No norte de Goiás e do Mato Grosso, a chuva é mais isolada e começa à tarde.

A segunda-feira terá sol em todo o Centro-Oeste. O ar seco deixa o tempo firme, sem chuva, apenas em Mato Grosso do Sul e no extremo nordeste de Mato Grosso. Nas demais áreas de Mato Grosso e de Goiás o sol aparece, mas o calor aumenta as nuvens, que provocam pancadas de chuva, sobretudo no período da tarde.

A terça-feira terá pancadas de chuva na maior parte da Região. A chuva ocorre principalmente no período da tarde, mas ela aparece já pela manhã no Mato Grosso do Sul, centro-sul e oeste do Mato Grosso e no sul de Goiás. Não chove e faz calor apenas no nordeste de Goiás.

Região Nordeste

No sábado, algumas nuvens se formam por conta do avanço de uma frente fria. Essa nebulosidade provoca chuva no sul da Bahia, que fica com tempo fechado o dia todo. Entre o Planalto da Conquista baiano e o Sudoeste do Estado, as nuvens aumentam e provocam pancadas isoladas de chuva à tarde. Nas demais áreas da Região, o predomínio é de sol forte e ar seco, que diminui a quantidade de nuvens. Nestas localidades, o tempo fica firme e não chove.

No domingo, uma frente fria que já começa a se afastar do Nordeste provoca chuva o dia todo no sul e Planalto da Conquista, na Bahia. No Sudoeste da Bahia a chuva começa à tarde, mas o sol aparece ao longo do dia. Nas demais áreas da Região, o sol aparece forte no decorrer do dia, poucas nuvens se formam e não chove.

A segunda-feira terá tempo ainda ensolarado em boa parte do Nordeste. Só são esperadas pancadas de chuva e poucos períodos de sol no sul da Bahia e Planalto da Conquista. Faz sol na maior parte do dia, mas ocorrem algumas pancadas isoladas de chuva à tarde no sudoeste da Bahia. Chove rápido pela manhã em algumas praias de Pernambuco, Rio Grande do Norte e da Paraíba. Nas demais áreas da Região, o sol brilha forte, poucas nuvens se formam e não chove.

Nesta terça-feira, o sol aparece forte em todo o Nordeste do País. Só são esperadas chuvas rápidas e isoladas pela madrugada e manhã, no litoral entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Previsão de chuva rápida e isolada no período da tarde no sudoeste do Maranhão. Nas demais áreas da Região, sol forte e temperatura em elevação, sem chuva à vista.

Região Norte

No sábado, faz bastante sol e não chove no Tocantins, no Amapá e em grande parte do Pará. Áreas de instabilidade são reorganizadas por conta da passagem de uma frente fria no mar, na altura do sul baiano, provocando chuva no Acre, em Rondônia e no centro-oeste do Amazonas, mas com aberturas de sol ao longo do dia. Nas demais áreas da Região, inclusive na região de Belém-PA,o sol aparece, mas as nuvens aumentam no decorrer do dia e acontecem pancadas de chuva, principalmente no período da tarde.

Domingo não chove e faz sol o dia todo no Tocantins, no Amapá e em quase todo o Estado de Roraima e do Pará, exceto na região de Belém, e no sudoeste do Estado, onde chove de forma rápida e isolada. Chuva isolada também no sul e sudoeste de Roraima. Nas demais áreas da Região, o sol aparece entre nebulosidade variável e há condições para chuva no decorrer do dia.

Segunda-feira de tempo bastante instável no Acre, na maior parte do Amazonas e também em Rondônia. Nestas áreas, chove a qualquer momento, apesar das aberturas de sol. No leste do Pará e no Tocantins, exceto sul deste Estado, o sol brilha forte e não há chance de chuva. Nas outras áreas do Pará, em Roraima e também no Amapá, chove de forma isolada no período da tarde.

Na terça-feira, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer momento em Rondônia, no Acre, e na metade oeste do Amazonas. No Amapá, grande parte de Roraima, na região central e sudeste do Tocantins e também no norte do Pará, exceto na região da capital e Ilha de Marajó, o sol brilha forte e não há previsão de chuva. Nas outras áreas do Norte, as nuvens aumentam durante à tarde e provocam pancadas isoladas e rápidas de chuva.

    Leia tudo sobre: feriadoprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG