A antecipação do feriado correspondente ao Dia do Servidor Público deixou mais de uma centena de pacientes do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, mantido pela Secretaria de Saúde do Estado, sem atendimento hoje. A maioria tinha viajado de cidades da região e encontrou o hospital fechado.

O feriado seria comemorado amanhã, mas foi antecipado para prolongar o fim de semana.

Muitos pacientes chegaram em vans e ônibus fretados pelas prefeituras e, assim que desembarcaram, as conduções retornaram para as cidades de origem. O hospital atende por dia cerca de 1,5 mil pessoas de 49 municípios.

A dona de casa Márcia Maciel, de Tietê, grávida de três meses e com dores, chorou ao saber que não seria atendida. "É um desrespeito, fazem isso porque a gente é pobre." Um grupo de pacientes de Capão Bonito improvisou cartazes com protestos. Eles tinham chegado às 5 horas, e o ônibus só voltaria para buscá-los à tarde.

O site do CHS na internet não trazia hoje nenhuma informação sobre o feriado. A Secretaria da Saúde do Estado informou que as prefeituras tinham conhecimento da antecipação e os pacientes com consulta marcada foram avisados por telefone. As consultas foram remarcadas para amanhã.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.