dedos-duros nas estradas de SP - Brasil - iG" /

Feriado de Páscoa terá 41 novos radares dedos-duros nas estradas de SP

Até o final deste mês serão implementados 41 novos radares inteligentes em pontos de 28 estradas do Estado de São Paulo. Esses aparelhos serão capazes de identificar se o veículo está com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o licenciamento em dia, além de averiguar se ele é roubado ou se foi utilizado em algum crime.

iG São Paulo |

Os novos radares (apelidados de "dedos-duros") custaram R$ 6,5 milhões aos cofres do Estado de São Paulo. Os aparelhos estão em fase final de testes no IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica) e a previsão é a de que estejam em funcionamento no feriado da Semana Santa _sexta-feira da próxima semana.


A Páscoa é um dos feriados com maior fluxo de carros nas estradas paulistas. No ano passado, cerca de 1,5 milhão de veículos deixou a capital em direção ao litoral e ao interior. A frota total de veículos no Estado é de cerca de 6,5 milhões de unidades.


As informações captadas pelos radares serão transmitidas imediatamente e cruzadas com dados arquivados por diversos órgãos estaduais. As informações serão transmitidas pelos consórcios operadores dos radares diretamente para o DER (Departamento de Estradas e Rodagens). Em caso de alguma irregularidade ser detectada, policias rodoviários próximos ao local onde o veículo trafega serão avisados. O não pagamento do IPVA pode acarretar multa e apreensão do veículo.


Atualmente, existem 114 radares com sistema (Leitura Automática de Placas) na capital São Paulo. Eles detectam, entre outras coisas, quem burla as regras do rodízio municipal.

    Leia tudo sobre: feriadoradarsao paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG