Feriado, chuvas e problemas operacionais causam atrasos em aeroportos

SÃO PAULO - O movimento gerado pela véspera da semana de Natal, as fortes chuvas que atingiram diversos Estados do País e problemas operacionais em companhias aéreas causam atrasos nos principais aeroportos do País neste sábado.

Redação com Agência Estado |

A Infraero chegou a registrou 39,6% (548) de voos atrasados e 3,2% (44) cancelados, segundo o boletim da estatal às 19 horas. Às 22 horas, o número de voos atrasados havia caído para 2,8% (45). Segundo a Infraero, o aumento do movimento e os atrasos são normais nesta época do ano. As chuvas também colaboraram para que alguns voos sofressem atrasos.

Os principais aeroportos do País operaram com elevados índices de atrasos. Em Cumbica (SP), o porcentual representa 44,7% (88) do total. Em Brasília, 68,9% (73) dos vôos estão atrasados. No Galeão, 53,8% (64) das decolagens não saíram no horário previsto. Em Congonhas (SP), o porcentual diminui um pouco, para 14,4% (22) do total. No Santos Dumont (RJ), apenas 10% (4) não cumpriram o horário de partida.

Até às 19 horas, a empresa aérea com mais vôos atrasados era a Gol, com 234 decolagens (61,3% do total). Em números brutos, em seguida aparecem TAM, com 166 vôos (32,3% das embarcações da empresa no dia) e Varig, que atrasou 85 decolagens (43,5% do total). A companhia com mais vôos cancelados é a TAM. A empresa anulou 18 vôos (3,5%).

A companhia aérea Gol informou, em nota à imprensa, que uma falha em seu sistema automático de controle de despachos provocou atrasos em vôos em sua malha aérea. De acordo com a nota, o problema já foi solucionado e a empresa precisará de algumas horas para regularizar a situação.

O novo presidente da companhia, Cleonilson Nicácio Silva, que tomou posse no cargo ontem em Brasília, esperava um fim de semana sem atraso nos vôos. Na cerimônia, Silva afirmou que a passagem deste fim de ano seria marcada pela tranqüilidade nos aeroportos com a implantação da operação "Feliz 2009", em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Leia mais sobre: aeroportos

    Leia tudo sobre: aeroportos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG