Félix chega à CPI com diretor-adjunto da Abin

BRASÍLIA - O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general Jorge Félix, chegou à CPI dos Grampos acompanhado do diretor-adjunto afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Milton Campana. Os deputados da comissão votaram e aprovaram um requerimento para que os dois pudessem ser ouvidos nesta tarde. A vinda de Campana faz parte de uma estratégia para evitar a convocação específica do adjunto da Abin, o que traria ainda mais desgastes para o governo.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

Apesar da presença de Campana, os deputados optaram por ouvir os dois convocados separadamente. O entendimento é que contradições poderiam ser encontradas, por isso Campana teve que deixar a sala da CPI. Mas, sem ser supervisionado, ele poderá ficar numa sala com TV e assistir à transmissão da audiência.

Félix foi convocado devido à crise dos grampos, deflagrada com matéria da revista "Veja", dando conta de grampos, supostamente realizados pela Abin, contra o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, ministros da República e senadores. A crise fez com que o diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda e Campana fossem afastados temporariamente de seus cargos.

A expectativa é que, neste depoimento, Félix isente Lacerda de responsabilidade em relação às escutas ilegais. Também deve defender que não são conclusivas as evidências de que grampos contra ministros tenham partido da Abin.

Jorge e Campana também devem falar sobre a cooperação entre a Abin e a Polícia Federal na operação Satiagraha que, de acordo com Lacerda, em depoimento à CPI no último dia 20, teria sido coordenada por Campana.

No início da sessão, além do requerimento para ouvir Campana, a CPI também aprovou a convocação de um dos seguranças do Supremo, que teria identificado supostos grampos após uma varredura nos telefones do ministro Gilmar Mendes.

Leia mais sobre: grampos

    Leia tudo sobre: grampos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG