Félix cancela ida à CPI dos Grampos nesta quarta

BRASÍLIA - O chefe do gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general Jorge Félix, não irá comparecer à CPI dos Grampos nesta quarta-feira. Ele enviou fax à comissão alegando que, devido às perícias em andamento nos equipamentos da Agência Brasileira de Informação (Abin) para atestar se os mesmos são ou não capazes de realizar grampos, sua oitiva deve ser adiada. O presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), deve agendar uma outra data para o depoimento.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

Acordo Ortográfico

O ministro era esperado nesta quarta para esclarecer, justamente, questões referentes aos equipamentos da Abin e sobre a suposta participação do órgão em interceptações telefônicas, como a que teria sido feita no telefone do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes.

Quem também estava com depoimento agendado para esta quarta e não vai comparecer, é o terceiro sargento da Polícia Militar do Distrito Federal, Jairo Martins. Por ser candidato a vereador, a lei lhe permite o não comparecimento. 

Com depoimentos confirmados para as 10h, estão o ex-agente do Serviço Nacional de Informações (SNI) Francisco Ambrósio e o sargento da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo,o quarto convocado da CPI, que supostamente teria indicado o nome de Ambrósio para o delegado Protógenes Queiroz, que o empregou na Operação Satiagraha.

Ambrósio, que teve seu depoimento remarcado das 16h para as 10h, conta com um habeas-corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) permitindo-lhe ficar calado durante o depoimento, além de desobrigá-lo a falar a verdade. Tal habeas-corpus foi concedido pela ministra Carmen Lúcia na semana passada.

Diante deste quadro, membros da CPI dos Grampos já discutem a possibilidade de cancelar a audiência marcada para esta quarta-feira. Até o final da tarde, o presidente da comissão, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), deve se pronunciar sobre o assunto.

Leia mais sobre: CPI dos grampos

    Leia tudo sobre: grampos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG