Famílias continuam acampadas no Capão Redondo

Três dias depois da operação de reintegração de posse de um terreno de 33 mil metros quadrados no Capão Redondo, na zona sul da capital paulista, cerca de 400 pessoas despejadas da área continuam acampadas na Rua Ana Aslan, em frente do local onde estavam os 800 barracos que foram demolidos. A Prefeitura disse que nos daria um atendimento emergencial, mas, até agora, nada, critica Felícia Mendes Dias, moradora da região e representante da Organização Não Governamental Frente de Luta por Moradia.

Agência Estado |

Do total de famílias despejadas da área na segunda-feira - numa ação que contou com a participação de 250 agentes, parte deles da Tropa de Choque e do 37º Batalhão da Polícia Militar, além de bombeiros -, cem pessoas, segundo Felícia, estão abrigadas em uma igreja evangélica nas redondezas.

A Subprefeitura de Campo Limpo informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que a administração municipal estava dando assistência social às famílias, como o fornecimento de cestas básicas, colchões e cobertores. "Onde vamos guardar cobertores ou esquentar comida sendo que não temos mais casa?", questiona Felícia.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) enviou e-mail à reportagem, no qual informa que "está estudando as possibilidades para um futuro atendimento habitacional definitivo para as famílias". Essa promessa já havia sido feita na terça-feira passada pelo assessor da presidência da CDHU, Antônio Lajarin, durante visita ao local.

A decisão de reintegração de posse do terreno, de propriedade da Viação Campo Limpo, foi emitida após recurso impetrado pela empresa no Tribunal de Justiça. Houve confronto entre moradores e a polícia. Pneus e automóveis foram incendiados para dificultar a entrada dos policiais.
O saldo do confronto foi três pessoas detidas, moradores atingidos por balas de borracha e um policial atropelado.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG