Falha na rede elétrica da CPTM piora situação em Franco da Rocha

Problemas na estação de trem em Caieiras resultam em maiores atrasos e plataformas ainda mais lotadas

Nara Alves, enviada a Caieiras |

Uma falha ocorrida na manhã desta quinta-feira na rede elétrica da CPTM piorou ainda mais a situação dos moradores de Franco da Rocha, a cerca de 40 km da capital paulista. O problema ocorreu na estação de trem de Caieiras e prejudicou a única linha que ainda funciona depois que fortes chuvas provocaram alagamentos na região.

Nara Alves
Antonio Faustino e sua irmã, Maria Teresa, estimavam que levariam cinco horas para cumprir o itinerário Franco da Rocha/Barra Funda
Os moradores de Franco da Rocha que precisam se deslocar para outras cidades eram obrigados a pegar um trem para Francisco Morato.

A CPTM disponibilizou ônibus especiais para transportar a população até Caieiras, de onde partem trens para a estação de metrô Barra Funda, na zona oeste de São Paulo.

O trajeto, que normalmente levaria 45 minutos, hoje deve levar cerca de quatro horas.

. "Minha irmã veio de Pernambuco passar as férias comigo. Mas agora a gente está indo pra casa da nossa outra irmã, que mora no centro de São Paulo", conta.

Faustino é morador do bairro Jardim Progresso, na periferia de Franco da Rocha. "Como minha casa fica no alto, não foi atingida. Mas para eu sair da cidade tenho de passar pelos alagamentos", explica.

A dona de casa Maria Aparecida, de 29 anos, conta que ficou presa em Francisco Morato desde segunda-feira. "Fiquei com medo de sair de lá com meu filho ( Daniel, de 7 anos )", disse.

Nara Alves
Maria Aparecida e o filho, Daniel, que tentavam voltar para casa em Carapicuíba
Mesmo assim, hoje ela decidiu enfrentar os alagamentos para voltar para casa, em Carapicuiba. "Tenho muitos bichos de estimação em casa e eu até agora não sei se eles estão vivos os mortos".

De acordo com funcionários da estação da CPTM em Caieiras, o problema na rede elétrica já estava sendo solucionado no início da tarde.

Procurada, a assessoria de imprensa da companhia informou que os problemas aconteceram em razão de um defeito no sistema de alimentação elétrica dos trens na região da estação Palmeiras - Barra Funda, na Linha 7- Rubi ( Luz - Francisco Morato), ocorrido por volta das 7h50 desta quinta-feira.

Por este motivo, os trens circulavam somente entre as estações Brás e Guainazes, pela Linha 11- Coral ( Luz-Guainazes) e entre Palmeiras - Barra Funda e Caieiras, na Linha 7 - Rubi ( Luz - Francisco Morato).

Alguns usuários que estavam no interior de um trem nas proximidades da estação da Luz, não aguardaram o restabelecimento, acionaram o sistema de emergência e desceram na via, segundo a CPTM.

Para o transportar os usuários entre estações Brás e Palmeiras - Barra Funda, a Companhia acionou a operação PAESE com Metrô. Por volta das 9h, a circulação dos trens entre Brás e Luz foi normalizada. O defeito, porém, ainda atingia o trecho entre Luz e Palmeiras - Barra Funda, na Linha 7-Rubi.

    Leia tudo sobre: chuvasfranco da rochacaieiras

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG