Falha em sistema suspende operações do Detran

Problemas acontecem entre as 8 e 11 horas na unidade de São Paulo e afetaram ao menos outros quatro Estados

iG São Paulo |

Uma falha na unidade de São Paulo do Sistema Federal de Processamento de Dados (Serpro) causou uma série de problemas, na manhã desta quarta-feira, nas operações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que utiliza este banco de dados como plataforma. Serviços de licenciamento de veículos e emissão de carteiras de motorista foram comprometidos.

O sistema que presta serviços para os Departamentos de Trânsito (Detran) estaduais deixou fora do ar as operações de ao menos cinco localidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Brasília e Minas Gerais), entre as 8 e 11 horas (quando voltaram à normalidade).

O sistema informatizado do Detran-RJ ficou paralisado desde o início da manhã. Com isso, os serviços dos postos de vistoria ficaram suspensos. O mesmo ocorreu com a emissão das habilitações e da carteira de identificação civil do departamento.

Durante o período, os envios de Imposto de Renda, por meio do Receitanet, também sofreram atrasos. De acordo com a Receita Federal nenhuma declaração foi recebida nesta quarta-feira. "Apenas a transmissão foi afetada neste período. Quem já havia enviado a declaração ontem não precisa se preocupar. Os dados estão preservados", disse o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, em comunicado.

O Serpro afirmou que o problema foi causado por conta de uma falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica. Essa é a segunda falha no Serpro em menos de dez dias . No último dia 24 os serviços do Detran-RJ também foram suspensos devido a uma queda no sistema de processamento de dados.

*Com Valor Online

    Leia tudo sobre: falhaserprodetransão paulorio de janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG