Primavera motorizada em um mundo plano http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/22/internautas_do_ig_aderem_ao_dia_mundial_sem_carro_1931447.html target=_topMaioria dos internautas do iG participa do Dia Mundial Sem Carro, mostra pesquisa" / Primavera motorizada em um mundo plano http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/22/internautas_do_ig_aderem_ao_dia_mundial_sem_carro_1931447.html target=_topMaioria dos internautas do iG participa do Dia Mundial Sem Carro, mostra pesquisa" /

Fala, internauta! Você apoia o Dia Mundial Sem Carro?

SÃO PAULO - Pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada nesta segunda-feira pelo Movimento Nossa São Paulo mostrou que 45% dos paulistanos consideram o Dia Mundial Sem Carro uma ótima ideia. Em 2007, apenas 31% apoiavam a medida. Envolverde: http://dalmarcondes.blig.ig.com.br/2008/09/19192832.html target=_topPrimavera motorizada em um mundo plano http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/22/internautas_do_ig_aderem_ao_dia_mundial_sem_carro_1931447.html target=_topMaioria dos internautas do iG participa do Dia Mundial Sem Carro, mostra pesquisa

Redação |

Acordo Ortográfico

O Brasil participa da campanha desde 2001. O Dia Mundial Sem Carro surgiu da preocupação de países europeus com o comprometimento da qualidade de vida e os problemas ambientais gerados pelo crescimento da utilização de automóveis.

A primeira cidade a aderir a ideia foi Paris,em 22 de setembro de 1997. Já em 2000, a União Europeia instituiu a Jornada Internacional "Na Cidade, sem meu Carro", reunindo 760 cidades.

Reuters
Ministro das Cidades
Ministro Marcio Fortes (2º à direita)
participa da campanha
O Brasil também não ficou de fora. Em 2001, 11 cidades do País aderiram ao evento: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005, sob a coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Abaixo, confira a programação para São Paulo e Rio de Janeiro:

São Paulo

"Vaga Viva"

Organizada pelo movimento "Nossa São Paulo", é uma intervenção feita em vagas de estacionamentos de rua com o intuito de transformá-las temporariamente em um espaço de convivência e de atividades lúdicas. O encontro ocorre na Rua Dr. Vila Nova, em frente ao Sesc Consolação, das 10h às 15h.

Cinema

Uma mini mostra de cinema sobre mobilidade urbana será realizada no Instituto Pólis, Vila Buarque, e no Centro de Cultura Judaica. Veja a programação.

Leia também:

    Leia tudo sobre: dia mundial sem carro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG